Quadra esportiva coberta beneficia 500 alunos em Arroio do Meio

Quadra esportiva coberta beneficia 500 alunos em Arroio do Meio
Governador Sartori inaugurou a nova quadra coberta da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes - Foto: Rodrigo Rodrigues/Seduc

No mês em que completa 87 anos promovendo o ensino, a Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, conta agora com uma nova quadra poliesportiva coberta para atender 500 alunos. O investimento de R$ 416 mil é fruto de um convênio entre governo do Estado e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A cerimônia de inauguração nesta sexta-feira (28) teve a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Educação, Luís Alcoba de Freitas.

Para o governador, a conquista da escola Guararapes é o resultado do diálogo e do empenho da comunidade escolar ao enfrentar as questões de frente. "Aquilo que pudermos fazer, vamos fazendo ainda mais em um ambiente escolar. Todos temos que estar juntos para promover a melhora na educação. Essa é uma conquista de vocês (comunidade arroiomeense)", afirmou.

"O dia de hoje tem significado especial por ser o Dia Nacional da Educação, e aqui se faz isso. Esse é o caminho para proporcionarmos igualdade e conhecimento, e o governo do Estado tem trabalhado forte para isso", reiterou o secretário Luís Alcoba.

Obra era aguardada há 20 anos pela comunidade arroiomeense. Daniela Barcellos/Palácio Piratini

O prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, agradeceu a confiança do governo do Estado ao destacar a importância da escola no município. Segundo a diretora Silvana Hanke, a obra era aguardada há 20 anos pela comunidade escolar. "Nos dias quentes, os alunos não podiam fazer atividade física nas dependências da escola e utilizavam o ginásio de um salão paroquial, que era alugado. Eles levarão esse momento na memória", comemora.

Nova quadra coberta conta com acessibilidade e iluminação. Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

Nova pintura e equipamentos

Recentemente, a Escola Guararapes teve a área externa e parte da interna pintadas. As tintas foram adquiridas com recursos do Estado e mão de obra custeada pelo Círculo de Pais e Mestres (CPM) da unidade. Outros reparos de menor porte também foram feitos, como a substituição de portas, janelas, fechaduras e vidros. A Secretaria da Educação ainda destinou 30 netbooks para o estabelecimento de ensino em 2015 e 163 conjuntos de mesas e cadeiras para alunos e professores em 2016.

Reforço na educação

Apesar da grave crise econômica, o governo do Estado investiu aproximadamente R$ 97 milhões no retorno às aulas este ano. Entre o segundo semestre de 2016 e os primeiros meses de 2017, 79 escolas tiveram obras concluídas ao custo de R$ 11,2 milhões. Também foram entregues 80 mil conjuntos de mesas e cadeiras às unidades de ensino. O recurso é fruto de um convênio de R$ 15 milhões firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outros R$ 20 milhões da Consulta Popular foram destinados para equipamentos definidos pelas instituições como prioridade em laboratórios e cozinhas.

Texto: Roberto Witter/Seduc e Letícia Bonato/Secom
Edição: Gonçalo Valduga/Secom