Novo centro amplia atendimento a mulheres e crianças em Estrela

Centro amplia atendimento a mulheres e crianças em Estrela
Centro de Atendimento Materno Infantil tem meta de fazer mais de 300 atendimentos por mês - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

Um novo espaço de atendimento gratuito para a saúde da mulher e de crianças de até dois anos foi inaugurado, nesta sexta-feira (28), em Estrela. O Centro de Atendimento Materno Infantil (Cami), em operação desde fevereiro deste ano, tem a meta de fazer mais de 300 atendimentos por mês. A unidade trouxe à comunidade do município do Vale do Taquari uma parceria entre a prefeitura, através do hospital municipal, e alunos de medicina da Univates.

Ao prestigiar a inauguração, o governador José Ivo Sartori afirmou que a transformação social proporcionada pelo novo centro está diretamente ligada ao Primeira Infância Melhor e o Criança Feliz, programas que "geram autonomia e qualidade de vida aos segmentos mais vulneráveis". "Ações integradas como essa devem ser celebradas. Melhoram a qualidade de vida da comunidade, a saúde das pessoas e representam investimento futuro. Pensar na qualidade da infância e no cuidado com as famílias ajuda no desenvolvimento, melhora indicadores e muda vidas", acrescentou.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, aposta em resultados positivos para o futuro da saúde pública do estado. "A saúde pública do Rio Grande neste ano deve baixar de 10 para 1 dígito a mortalidade infantil. O governo Sartori está dando passos certos com as medidas duras que vêm adotando. O Estado vai sair do buraco", enfatizou.

"Nós todos torcemos e sabemos dos arranjos que devem ser feitos no estado", disse o reitor da Univates, Ney José Lazzari. Ele ressaltou a importância? do avanço na ciência e tecnologia, área incentivada pelo governo do Estado, para o crescimento da instituição e região.

O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, agradeceu o empenho da equipe e da comunidade, destacando que o trabalho em conjunto com entidades sociais auxiliam para aumentar a qualidade de vida no município de 30 mil habitantes.

Consultórios especializados

O Centro foi construído em uma área de 293 metros quadrados. Tem investimento de cerca de R$ 500 mil, com contrapartida da prefeitura de Estrela, que custeia o serviço, de atendimento pelo Sistema Unico de Saúde, e disponibiliza profissionais técnicos e administrativos. Cerca de 20 profissionais trabalham no local.

Centro de R$ 500 mil foi construído em área de 293 m². Daniela Barcellos/Palácio Piratini

São nove consultórios especializados em atendimento de pediatria (3), ginecologia e obstetrícia (3), enfermagem, acolhimento e multiprofissional, além de sala de educação em saúde. Aulas práticas poderão ser ministradas nos módulos da Saúde da Mulher e Saúde da Criança. São cerca de 60 atendimentos nas áreas de ginecologia e obstetrícia por mês e mais 70 em pediatria.

Participaram o deputado federal Alceu Moreira; os deputados estaduais Edson Brum e Maurício Dziedricki, como representante da Assembleia Legislativa; autoridades e representantes locais.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom