Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho Deliberativo do Irga debate safra e mercado

Publicação:

Irga Conselho
Reunião ocorreu no auditório Joaquim Monteiro da Cunha nessa quinta - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) esteve reunido, nessa quinta-feira (27) no auditório Joaquim Monteiro da Cunha, na sede administrativa da autarquia. Os conselheiros discutiram colheita, mercado, questões financeiras e administrativas do instituto, entre outros temas. Presidente do Irga, Guinter Frantz, abriu a reunião dando boas vindas ao novo conselheiro Antonio Barbosa Netto Junior, que passa a ser um dos dois representantes da Federação das Cooperativas de Arroz do RS (Fearroz). Ele entra na vaga deixada por Álvaro Lima da Silva, falecido em fevereiro.

O diretor comercial Tiago Sarmento Barata abordou questões específicas do mercado de arroz, câmbio, preço e custo. Falou também sobre a evolução da colheita do arroz, que está se aproximando de seu final, com produtividade média próxima de 7,9 mil quilos por hectare e previsão de safra com 8,5 milhões de toneladas. Barata ainda relatou sua recente viagem ao México e as reais possibilidades para o arroz brasileiro.

O Conselho Deliberativo faz parte da administração do Irga, ao lado da Diretoria Executiva e da Comissão de Controle. Composto por 76 produtores, com dois suplentes cada um, o Conselho do Irga conta com quatro integrantes indicados pela indústria e comércio do arroz e dois indicados pela Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul. As principais funções do conselho são aprovar em primeira instância o orçamento, examinar as contas e o relatório da Diretoria Executiva, entre outras atribuições.

Texto: Ascom Irga
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul