Países árabes projetam intercâmbio com o Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 27.04.2017: O governador José Ivo Sartori recebeu nesta quinta-feira (27), no salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, uma comitiva de 14 embaixadores árabes no Brasil e sete diplomatas que representam a Câmara de Comércio
Sartori disse que o Rio Grande do Sul está aberto a novas parcerias que potencializem o crescimento do estado - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Uma comitiva de 14 embaixadores árabes no Brasil e sete diplomatas que representam a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira reuniu-se com o governador José Ivo Sartori e equipe de governo, nesta quinta-feira (27), no Palácio Piratini.

A reunião de trabalho tratou da ampliação das relações comerciais e de negócios bilaterais, e do incremento dos investimentos entre o Rio Grande do Sul e países, como Palestina, Qatar, Kuwait, Jordânia, Líbia, Argélia, Egito, Sudão, Iraque, Mauritânia, Marrocos, Omã e Arábia Saudita. O grupo pretende, também, instalar uma casa de cultura árabe no estado.

Sartori disse que o Rio Grande do Sul está aberto a novas parcerias que potencializem o crescimento do estado. "Somos parceiros para o desenvolvimento de projetos que auxiliem o Rio Grande a crescer e a se desenvolver em todos os setores", afirmou. O governador falou do processo de modernização que está criando as condições para um "Estado com credibilidade e ambiente favorável para receber investimentos econômicos de países parceiros com interesse real para investir", concluiu.

Na ocasião, Fábio Branco, que conduziu o processo de formação de parcerias com os árabes como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, apresentou um vídeo institucional sobre o Rio Grande do Sul, com dados estatísticos, posição econômica e geográfica, produtos e marcas e a política de parcerias implementadas pelo governo estadual. "Se o RS fosse um país ocuparia a 9ª posição em atração de investimentos da América Latina", afirmou.

"Eu e meus colegas embaixadores aqui presentes, buscamos amigos neste estado. Acreditamos no sentimento de amizade e visualizamos interesses comuns. Consideramos que vivemos tempos propícios para concretizar parcerias com segurança jurídica", afirmou o chefe da delegação, embaixador da Palestina e decano do Conselho de Embaixadores, Ibrahim Alzeben, declarando sua confiança no governo gaúcho.

Ao final, o governador Sartori acenou com a possibilidade de uma delegação oficial gaúcha visitar os países árabes em julho deste ano. A agenda de trabalho será produzida pelo corpo técnico do Estado e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Denise Camargo/Secom