Detran/RS qualifica municípios para operar sistema de infrações

Detran/RS qualifica municípios para operar sistema de infrações
Curso é destinado aos órgãos de trânsito e Juntas Administrativas de municípios recentemente integrados ao Sistema Nacional de - Foto: Divulgação/Detran-RS

O Detran/RS promoveu, nesta quinta-feira (27), mais uma edição do curso operacional do Sistema de Infrações de Trânsito (SIT) para prefeituras. O treinamento é destinado aos administradores dos órgãos de trânsito (OTRs) e das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris) de municípios recentemente integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, ou àqueles que substituíram os responsáveis pela utilização do sistema informatizado.

O sistema de infrações do Detran/RS é utilizado pelos órgãos municipais de trânsito para gerenciar as faltas cometidas no âmbito de suas competências. São abordadas no curso as rotinas operacionais da ferramenta SIT, como fluxo do auto de infração, defesa prévia, recurso de primeira instância, relatórios e encaminhamentos.

Também estão previstas demonstrações do Sistema de Controle de Acesso, como inclusão de operadores, setores e controle de perfil do usuário, e do Gerenciador de Versões Procergs, que controla o acesso e atualização do sistema.

O treinamento foi ministrado por técnicos do Detran/RS e da Procergs no Centro de Treinamento da Procergs, na zona sul da capital. Participaram representantes das prefeituras de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Carazinho, Charrua, Cidreira, Cruzeiro do Sul, Independência, Inhacorá, Itaqui, Palmares Do Sul, Rolante e Sarandi.

Neste ano, outras três edições reuniram 40 municípios. O próximo curso será no dia 25 de maio. Interessados devem encaminhar e-mail para dinfra-gab@detran.rs.gov.br com nome, cargo e instituição que representam.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Detran-RS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom