Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Delegação da União Europeia mostra interesse em firmar parcerias com o RS

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 27.04.2017: O governador José Ivo Sartori recebeu na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Piratini, a visita de uma comitiva de representantes da Chefia da Diplomacia Pública da União Europeia na América Latina. Foto: Karine
Sartori disse que o RS está aberto a novas parcerias que potencializem o crescimento do estado - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Para conhecer o Rio Grande do Sul e os setores com potencial para o desenvolvimento de parcerias entre o Estado e a União Europeia, embaixadores e cônsules representantes da Diplomacia Pública da União Europeia na América Latina se reuniram com o governador José Ivo Sartori na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Piratini.   

Sartori disse que o Rio Grande do Sul está aberto a novas parcerias que potencializem o crescimento do estado. “Estamos sempre abertos ao diálogo e ao cooperativismo. Somos parceiros para o desenvolvimento de projetos que auxiliem o Rio Grande a crescer e a se desenvolver em todos os setores”, afirmou.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, destacou  a importância do encontro. “É importante ressaltar que o Rio Grande do Sul tem grande potencial para se tornar um estado empreendedor. Logo, ter a oportunidade de apresentar nossas competências a representantes de uma importante união econômica é grande oportunidade para futuras parcerias”, ressaltou.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com maior herança europeia, além de possuir laços institucionais e econômicos ativos com membros do continente. Para o chefe da Delegação Europeia na América Latina, João Cravinho, é interessante estimular a troca de conhecimentos entre a UE e o Estado. “O Rio Grande do Sul  tem fortes características europeias e um grau de escolaridade elevado. Desta forma, estamos empenhados em fechar parcerias em diversas áreas, principalmente no setor de pesquisa e inovação”, afirmou Cravinho.

Road Shows

A visita da delegação europeia ao Rio Grande do Sul faz parte de um um projeto de
diplomacia pública denominado 'ALUE - UE Public Diplomacy in Latin America', implantado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no biênio 2016-2018. O propósito é apoiar e promover a política externa da UE, reforçando a capacidade do bloco europeu de interagir com diferentes públicos na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru.

Entre as atividades do programa estão os Road Shows. Eles são planejados como uma visita de dois dias a diferentes estados ou províncias. Assim, os representantes da UE têm a oportunidade de conversar com governadores, prefeitos, Assembleia Legislativa, instituições e comunidades empresariais, sociedade civil, universidades e meios de comunicação.



Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul