Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Vingadores combate homicídios em Pelotas

Publicação:

Operação Vingadores combate homicídios em Pelotas
Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão - Foto: Divulgação Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Vingadores para desarticular quatro grupos responsáveis por dez homicídios, nos últimos três anos, em Pelotas. Foram cumpridos 38 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e quatro de prisão, que ocorreram nos bairros Três Vendas e Areal. Cinco pessoas foram presas e outros seis suspeitos de integrarem os grupos foram conduzidos para prestarem depoimento. Foi apreendido um revólver calibre .38, três simulacros de arma de fogo, além de rádios comunicadores e capacetes, suspeitos de serem usados em roubos na cidade.

Segundo o delegado Félix Rafanhim, os grupos são rivais e os homicídios aconteceram em decorrência de disputa de poder e domínio territorial. "O termo vingança se dá pelo fato da série de homicídios ocorrer em represália a cada morte de um membro de seu grupo. Os homicídios ocorreram ao longo deste ano e havia indícios da intensificação destes crimes entre os grupos", conta o delegado.

De acordo com a investigação, a tentativa de homicídio ocorrida na noite dessa quarta-feira (26) deve estar ligada a um desses grupos, compostos, na maioria, por adolescentes. Alguns deles foram conduzidos até a delegacia para prestarem depoimento. Cerca de 130 policiais participaram da ação.


Texto: Adriano Remião e Jorge Felipe/Ascom Polícia Civil
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul