Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Junta Digital gaúcha é tema de painel em evento sobre desenvolvimento sustentável

Publicação:

4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável
Itacir Amauri Flores foi o painelista que apresentou a Junta Digital do RS - Foto: Ascom/JucisRS

Painel abordando as vantagens e aspectos da Junta Digital, lançada último dia 19 no Palácio Piratini, integrou a programação do 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que reuniu 5 mil participantes em Brasília durante dois dias e se encerrou nessa quarta-feira (26). O Rio Grande do Sul foi o segundo estado brasileiro a implantar a Junta Digital e o vice-presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Itacir Amauri Flores, foi o painelista. A iniciativa foi da Frente Nacional de Prefeitos em parceria com o Sebrae.   

Amauri Flores explicou que, com a Junta Digital em funcionamento, o processo passa a ser efetivado 100% online, 24 horas nos sete dias da semana. No entanto, frisou que mesmo com a mudança no sistema, a JucisRS continua atendendo a seus clientes no expediente normal, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Disse ainda que a nova ferramenta garante maior segurança para os sócios das empresas. “A assinatura por certificado digital é muito segura, reduzindo as fraudes”, enfatizou.  

A diminuição dos custos, sem a utilização de papel, já que os sócios podem assinar o documento com o seu certificado digital em qualquer lugar é uma das vantagens mencionadas pelo dirigente. Sobre o Registro Digital, o vice-presidente da JucisRS, explica que a nova sistemática agradou aos contadores e profissionais da área que não necessitam mais se dirigir até a sede da Autarquia, podendo fazer todo o processo de seus próprios escritórios ou residências via internet.

"A Junta Digital era apenas um projeto e agora é uma realidade, beneficiando toda a população do RS que utiliza diariamente de nossos serviços", afirmou Flores, destacando que o excesso de burocracia dificultava a vida do empreendedor, prejudicando o ambiente de negócios, além de incentivar a informalidade. “Temos o compromisso de simplificar e racionalizar o processo de registro de empresas, pois entendemos que é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado e do país”, salientou. 

Amauri Flores destacou ainda os resultados positivos das ações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples) no RS, que já contabiliza 80 municípios gaúchos integrados à Rede. Segundo ele, até o final deste ano, em parceria com o Sebrae/RS serão integradas mais 23 cidades.

A programação do evento incluiu ainda debates sobre desburocratização do registro e da legalização empresarial, além de painéis e oficinas para troca de experiências entre Juntas Comerciais, Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), entre outros assuntos. 

Texto: Denise Rodrigues/ Ascom JucisRS
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul