Catamarã terá nova linha para interligar Porto Alegre a Barra do Ribeiro

A implantação de uma linha do catamarã ligando Porto Alegre a Barra do Ribeiro, iniciando com fretamento para turismo, está praticamente definida. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e do Veleiros do Sul se reuniram, nesta quarta-feira (26), para decidir aspectos do licenciamento ambiental para as obras do píer e limpeza da área fluvial na Barra do Ribeiro.

A condução da pauta é feita pelo secretário Fábio Branco (Sdect) em parceria com a administração municipal, Veleiros do Sul, investidores privados e CatSul. A proposta, liderada pelo Veleiros do Sul, envolve a implantação de linhas de passageiros para entrar em operação em fevereiro de 2018. Também contempla a construção de uma escola profissionalizante do Pão dos Pobres, um centro comercial e social, a recuperação do prédio de um antigo engenho para construção da hidroviária e dos acessos à cidade e uma nova sede do clube náutico.

Dados técnicos indicam que o trajeto Porto Alegre/Barra do Ribeiro será cumprido em 50 minutos. O catamarã opera com uma lâmina de água de 1,60 metros no mínimo, sendo compatível com o nível do Guaíba.

Texto: Ascom Sdect
Edição: Gonçalo Valduga/Secom