Pavimentação em rodovia incentiva empreendedorismo na Região Norte

Pavimentação em rodovia incentiva empreendedorismo na Região Norte
Trecho de 14,4 quilômetros que liga Tapejara a Santa Cecília do Sul foi concluído em abril de 2016 - Foto: Divulgação/Daer

Conhecido como a "terra do empreendedorismo", o município de Tapejara, no Norte do Rio Grande do Sul, comemora os resultados de uma conquista que tem ajudado a manter o crescimento da economia local. Inaugurado há um ano, o acesso asfáltico que liga o município a Santa Cecília do Sul tem beneficiado diversos setores, como o comércio e a indústria.

Para o empresário Valdir Pietrobon, a pavimentação da rodovia ERS-430 fez os negócios ganharem competitividade. Dono de uma das principais fábricas de doces do estado, ele conta que o custo do transporte dos produtos diminuiu, permitindo ampliar os investimentos na indústria. "Modernizamos nossa empresa e obtivemos crescimento de 5% no último ano", afirma. "Além disso, mais comerciantes vêm vender aqui, já que os caminhões chegam com maior facilidade ao município".

Celso Piffer, 45 anos, é proprietário de uma loja de móveis em Tapejara e conta que a pavimentação do acesso está aumentando os lucros dos comerciantes locais. "Os moradores de Santa Cecilia, que é um município pequeno, seguidamente vêm comprar aqui. Para nós, lojistas, esta obra foi um grande ganho, já que as vendas subiram consideravelmente", relata.

O asfaltamento da ERS-430 é uma reivindicação antiga da comunidade, atendida pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A pavimentação do trecho de 14,4 quilômetros foi concluída em abril 2016, com investimentos de R$ 10 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "É nosso compromisso garantir que as estradas sejam concluídas, oferecendo as condições de segurança necessárias para os usuários", salienta o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.

De acordo com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, a conclusão da obra evidencia o esforço do governo do Estado para superar a crise financeira sem deixar de investir em estradas. "Nossa meta é executar os acessos municipais que já foram iniciados, mas não tiveram continuidade", garante.

Programa Acessos Municipais

Executado pelo Daer, tem como objetivo asfaltar as rotas de chegada a comunidades do interior, interligando-as com os principais corredores da malha pavimentada do estado. As obras em andamento são financiadas pelo BNDES. Nos últimos dois anos, foram aplicados R$ 161,4 milhões em 189,38 quilômetros de rodovias.

Acordo de Resultados

A conclusão de acessos municipais integra o Acordo de Resultados 2017, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Texto: Ascom Daer
Edição: Gonçalo Valduga/Secom