Comunidade reforça BM com viaturas e equipamentos em Bento Gonçalves

Comunidade reforça BM com viaturas e equipamentos em Bento Gonçalves
Bento-gonçalvenses oficilizaram entrega de três viaturas, 60 coletes e três alojamentos ao batalhão da BM - Foto: Rafael Silva/BM

A Brigada Militar de Bento Gonçalves recebeu a doação de três caminhonetes, 60 coletes balísticos e três alojamentos em mobilização da comunidade para reforçar o combate ao crime no município serrano de 117 mil habitantes. A entrega simbólica foi feita nessa terça-feira (25) pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) durante palestra no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) da cidade. O evento teve a presença do comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal'Lago.

Dal'Lago enfatizou a mobilização dos cidadãos, iniciativa privada, entidades, poderes públicos e a sociedade para melhorar as condições de segurança na região. "É um belo exemplo de gestão e que deve ser estendido para os municípios vizinhos. A comunidade está fazendo sua parte na busca de soluções e melhorias para as forças policiais", destacou.

O presidente do CIC-BG, Laudir Miguel Piccoli, ressaltou o esforço dos bento-gonçalvenses para deixar um legado para as próximas gerações. "Felizmente Bento Gonçalves entendeu que é preciso unir esforços se quisermos deixar uma sociedade com mais qualidade de vida", afirmou.

Andreis Dal'Lago elogiou mobilização liderada pelo Consepro da cidade. Foto: Rafael Silva

Melhorias estruturais

O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turisticas (BPAT) recebeu três alojamentos construídos no próprio quartel, com capacidade para 30 soldados. A estrutura disponibiliza sanitários individualizados, beliches, armários privativos e ar condicionado. A obra foi integralmente executada com recursos captados da sociedade e do empresariado. As melhorias ainda envolvem a adequação do auditório com mobiliário, sala de comando e controle, que recebeu apoio do Poder Judiciário.

O presidente do Consepro, Elton Gialdi, lembrou que estão previstas outras modernizações com participação da sociedade civil organizada para adquirir 15 rádios digitais, antena digital de longo alcance e duas viaturas blindadas com câmeras e GPS para ampliar o patrulhamento de comando e controle. "Buscamos, com o apoio de diversos parceiros e união de toda a sociedade, uma cidade mais segura para nossas famílias", projetou.

Troca de comando

Também na terça, o coronel Rogério Maciel da Silva assumiu o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra). Ele substitui o coronel Antônio Osmar da Silva, que passou para a Reserva Remunerada. Maciel chefiava o CRPO Litoral e agora vai comandar 66 municípios na Serra.

Texto: Clelia Admar/BM
Edição: Gonçalo Valduga/Secom