Detran/RS participa de debate nacional sobre tecnologias no trânsito

Comunicação com o cidadão por meio de celular, utilização de simuladores na formação de condutores, cursos de educação para o trânsito a distância, atendimento ao público e potencialidades das campanhas educativas nas redes sociais. O Detran/RS apresenta, nesta quinta-feira (27), para gestores de trânsito de todo o país, sua experiência com novas tecnologias para melhorar os serviços e reduzir a acidentalidade. O debate Tecnologia na Área de Trânsito e Cidades do Futuro acontece em Salvador (BA), dentro da programação do Congresso da Associação Nacional dos Detrans (AND).

O painel também vai discutir os impactos negativos da tecnologia, como o uso indiscriminado do celular, a disseminação de informações falsas e a divulgação dos locais de blitz em aplicativos de navegação colaborativos. Além do diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, participam o deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, e Carlos Augusto Elias de Souza, servidor do Detran/PE e professor da área de gestão e mobilidade urbana.

Os debatedores buscarão responder como as redes sociais estão afetando o trânsito brasileiro e discutirão os projetos de lei em discussão na Câmara dos Deputados para reformar o Código de Trânsito Brasileiro e criminalizar o uso de aplicativos de navegação. A pena prevista é de dois anos de prisão para quem colaborar com informações de blitz e barreiras policiais.

O evento, que começa nesta quarta (26), ainda colocará em pauta as tecnologias na formação de condutores, cenários da identificação eletrônica de veículos no Brasil, business inteligente, bancos de dados e o uso de informações para gestão de trânsito, princípios de e-gov nos serviços dos órgãos de trânsito, tecnologia nas campanhas educativas de trânsito, carros inteligentes e o futuro da mobilidade urbana.

Veja a programação.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Detran-RS