Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário estadual de educação discute currículo do Novo Ensino Médio

Publicação:

1º Seminário Estadual sobre o Novo Ensino Médio
A atividade ocorreu no auditório da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e contou com a presença de representantes do - Foto: Rodrigo Rodrigues/ Ascom Seduc

A Secretaria de Educação promoveu, nesta quarta-feira (26), o 1º Seminário Estadual sobre o Novo Ensino Médio. A atividade ocorreu no auditório da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e contou com a presença de representantes do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), do Conselho Estadual de Educação (Ceed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).   

Para o secretário Luís Alcoba, o seminário tem um significado importante, pois visa à discussão com a sociedade sobre a formulação do novo currículo. "Temos pela frente a tarefa de completar o currículo que será estipulado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, é necessário reunir todos os atores que participam da Educação no Rio Grande do Sul e alinhar como se dará esse processo", explicou o secretário. 

Por meio de videoconferência, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e ex-secretário da pasta no estado do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, abordou a reforma. Para ele, o Ensino Médio é o principal desafio da educação brasileira, visto que os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelam que o país está estagnado em um patamar abaixo da média projetada.

“O país tem mais de 8 milhões de estudantes no Ensino Médio e apenas 1,9 milhão de concluintes. Estamos perdendo cerca de 1,5 milhão de alunos nos três anos. É um sinal de que o nosso Ensino Médio não é atrativo para os estudantes”, assinalou Rossieli, ao atentar para a necessidade de uma reformulação.

Após uma explanação que durou cerca de uma hora, o secretário do MEC respondeu aos questionamentos formulados pela plateia. Novos seminários estão previstos para os próximos meses, em diferentes regiões do estado. 

Novo modelo depende da BNCC

O novo modelo depende ainda da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está em elaboração e deve ser homologada neste ano. A BNCC será obrigatória e vai nortear os currículos das escolas de ensino médio. Após essa etapa, no primeiro ano letivo subsequente a? data de publicação da BNCC, os sistemas de ensino devem estabelecer um cronograma de implantação das principais alterações da lei. O processo de implementação deve ocorrer a partir do segundo ano letivo.

Presenças

Além do secretário Luís Alcoba, o seminário contou com as presenças do presidente do Sinepe, Bruno Eizerik, do presidente da Undime, André Lemes, da diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes da Feevale, Marinês Kunz, do presidente do Ceed, Domingos Buffon, da secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guassellida, da secretária-adjunta da Seduc, Iara Wortmann, e dos diretores de departamento da pasta. 

Perguntas e respostas

Para dirimir as principais dúvidas de alunos e professores, o Ministério da Educação criou no seu site um espaço destinado ao tema. Quem tiver dúvidas pode enviá-las ao Ministério da Educação, através do endereço eletrônico novoensinomedio@mec.gov.br.

Clique aqui e acesse as principais perguntas e respostas sobre o tema  (http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361nem_01)

Texto: Roberto Witter/ Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul