Campo Novo quer diversificar uso da produção agrícola

Biorrefinarias
O projeto discutido na Sdect tem foco no produtor rural e nas cooperativas agrícolas - Foto: Divulgação Sdect

A produção de etanol hidratado neutro em biorrefinarias de pequeno porte foi avaliada em reunião, nessa terça-feira (25), coordenada pelo secretário Fábio Branco, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, com o prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori, o presidente da Cooperativa Tritícola Mista de Campo Novo (Cotricampo), Gelson Bridi, o secretário Ernani Polo, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, e executivos da USI – Usinas Sociais Inteligentes, que atua na área de soluções industriais.

A USI instala usinas para produzir até 200 mil litros/dia de etanol, em regime turn key. O projeto discutido na Sdect tem foco no produtor rural e nas cooperativas agrícolas. Na reunião, que debateu vários aspectos da industrialização de produtos agrícolas, o secretário Fábio Branco assinalou que o importante é valorizar e diversificar o destino da produção, além de incentivar o produtor a permanecer na atividade criando perspectivas para seus sucessores na atividade rural. O secretário ressaltou a importância do programa DesenvolverRS, que aproxima empreendedores e fornecedores de bens, equipamentos  e serviços para a instalação de novas industrias e colocou a Sala do Investidor da Sdect à disposição para conduzir os estudos.

Uma biorrefinaria pode utilizar como matéria-prima a cana de açúcar, batata doce, mandioca, sorgo, milho, trigo e triticale. Além do etanol, a unidade industrial pode produzir ração para alimentação de bovinos, suínos e peixes. Conforme o prefeito Antonio Sartori, a Região Celeiro tem grande potencial agroindustrial para esse tipo de empreendimento com parcerias entre seus 77 municípios e as cooperativas. Disse que a industrialização é fundamental para superar a crise regional e promover o desenvolvimento das comunidades.

O executivo da USI Francisco Mallman adiantou que a empresa mantém parceria com a CHS, uma central de cooperativas dos Estados Unidos que garante a comercialização e a logística para 100% do etanol produzido pelas usinas da USI, em contratos vigentes por dez anos. Conta também com apoio da Novozymes, fornecedora de soluções biológicas para biorrefinarias.

O secretario Ernani Polo assinalou que ampliar a produção, principalmente com a utilização de áreas ociosas é um desafio que precisa ser superado com a oferta de novas alternativas de uso da produção agrícola. Para dar andamento ao tema foi constituído um grupo de trabalho que terá a participação da Sdect na Sala do Investidor, junto com a USI, a Cotricampo e o prefeito de Campo Novo.

Texto: Ascom Sdect
Edição: Léa Aragón/ Secom