Estado economiza mais de R$ 20 milhões em licitações por pregão eletrônico no primeiro bimestre

O primeiro levantamento do ano feito pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), para as licitações realizadas na modalidade de pregão eletrônico, identificou uma economia de R$ 20.316.193,90, para o Tesouro do Estado. A avaliação foi concluída na primeira quinzena de março pelo Departamento de Licitações Centralizadas da Celic (Delic).

De acordo com o diretor do Delic, Jairo Peres de Oliveira, o procedimento licitatório, desde sua implantação, sempre deu respostas positivas para os cofres públicos, no que tange à economia para aquisições de bens e contratação de serviços. Segundo ele, "o valor estimado para comercialização era superior a R$ 110 milhões. No entanto, os resultados ficaram em R$ 90.474.338,24, o que significa uma redução percentual de 18,34% sobre o valor estimado".

Responsável pelas licitações e procedimentos alienatórios dos órgãos estaduais, a Central de Licitações integra a estrutura interna da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh). Conforme observa o subsecretário da Celic, Amilton Calovi, "otimizar as compras públicas e qualificar cada vez mais a preparação do trabalho técnico para os procedimentos licitatórios e nas alienações de bens públicos são as nossas principais metas".

Amilton Calovi assinala que os resultados atingidos no primeiro bimestre estão em conformidades com os objetivos traçados pelo governo do Estado. "Esse expressivo valor economizado, superior a R$ 20 milhões, é um resultado que exemplifica nossa finalidade e atuação dentro do sistema de compras e contratações pelo serviço público", observa o subsecretário.

Texto: Gilberto G. Maboni/Ascom Celic-Smarh
Edição: Denise Camargo/Secom