Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema orienta para uso de fogo na renovação de pastagens

Publicação:

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participa, nesta sexta-feira (24) em São Francisco de Paula, da primeira Roda de Conversa sobre Propriedade Legal, para prestar esclarecimentos sobre obtenção de licença para uso do fogo na renovação de pastagem em campo nativo.

A atividade de queima controlada em área não mecanizável é uma prática de manejo licenciável, desde que justificada e aplicada em áreas estritamente pastoris e com a finalidade da renovação. Os maiores benefícios são alcançados quando a prática é aplicada em poucos hectares, com rotação de áreas, evitando que as mesmas sejam queimadas todos os anos.

O emprego do fogo sobre vegetação nativa herbácea campestre é prática tradicional na região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, mas que pode causar impactos agravantes ao meio ambiente. No entanto, estes impactos podem ser minimizados, ou tolerados, se a prática for bem empregada, já que os campos nativos convivem com as queimadas e com o pastoreio, há muito tempo.

O monitoramento das áreas licenciadas é feito pela análise de imagens de satélite, com metodologia desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos do campus de São Francisco de Paula da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que mantém um termo de cooperação técnica com a Secretaria.


Texto: Catarina Gomes/Ascom Sema
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul