Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado busca interessados em permuta para construir presídio na Serra

Publicação:

Estado busca interessados em permuta para construir presídio na Serra
Plano piloto de permuta foi apresentado pelo secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaele Di - Foto: Divulgação/Smarh

O novo modelo de negócio para viabilizar a construção do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, com 550 vagas, foi apresentado nesta quinta-feira (23) às autoridades locais e representantes da construção civil. O encontro do Comitê Gestor do Programa de Aproveitamento e Gestão de Imóveis teve o objetivo de expor o projeto à iniciativa privada para atrair interessados em permutar com o Estado o presídio local com duas áreas do Daer. A apresentação foi feita pelo secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), Raffaele Di Cameli.

O secretário informou que o plano piloto será estendido a outros municípios que tenham interesse na permuta. "A previsão é de que na primeira quinzena de agosto o edital de chamamento seja publicado para que as empresas se habilitem. Essa reunião em Bento Gonçalves vem ao encontro da comunidade que anseia a transferência do presídio, hoje localizado numa área central", destacou.

O comitê gerencia e negocia os imóveis de propriedade do Estado, tais como alienação, leilão e permuta. É integrado pelos seguintes órgãos: Smarh, Casa Civil, Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria da Fazenda.

O chefe da Casa Militar, Everton Santos Oltramari, que na ocasião representou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou que o projeto de Bento Gonçalves será piloto, no modelo de permuta de imóveis. "Bento Gonçalves é prioridade neste modelo e sua concretização é uma necessidade para segurança da população", disse.  

Participaram o prefeito Guilherme Pasin; o vice-prefeito Aido José Bertuol; os procuradores do Estado, Rafael Velasques Orozco e Alexsandro Juvêncio Leopoldo; o engenheiro do Deape/Smarh, Rodrigo de Alava Soto; entidades e membros da sociedade civil organizada. 

Texto: Ascom Smarh
Edição: Gonçalo Valduga/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul