Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Senegal estuda abrir consulado no RS para auxiliar imigrantes

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23.03.2017: O governador em exercício José Paulo Cairoli recebeu, nesta quinta-feira (23), a visita da embaixadora da República do Senegal, Fatoumata Binetou Rassoul Correa. A reunião aconteceu no Palácio Piratini e teve a
Embaixadora foi recepcionada por José Paulo Cairoli e servidores do Palácio Piratini - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

A República do Senegal estuda instalar um consulado no Rio Grande do Sul devido ao número expressivo de imigrantes senegaleses que vivem atualmente em Porto Alegre e na região serrana. A intenção foi comunicada pela embaixadora do país africano, Fatoumata Binetou Rassoul Correa, ao governador em exercício José Paulo Cairoli, durante visita para conhecer a situação social e administrativa dos compatriotas no estado. 

"Estamos com planos de construir um departamento oficial aqui. Já estudamos possíveis representantes e conversamos com municípios interessados em receber o consulado", afirmou Fatoumata. A embaixadora informou que o pedido já foi aprovado pelo Ministério das Relações Exteriores do Senegal. No entanto, a medida ainda é estudada pelo Itamaraty.

Segundo a embaixadora, pelo menos quatro mil senegaleses residem no território gaúcho. "(Eles) Vieram para cá em busca de novas oportunidades de trabalho. Alguns querem morar aqui, outros apenas ficar um período, enquanto enviam auxílio financeiro às famílias. Apesar de ser uma situação delicada, o Rio Grande do Sul está sendo um parceiro nesta etapa", reconheceu.

"Existe um número expressivo de senegaleses no estado e a atenção das autoridades para a questão. Estamos trabalhando para construir uma boa adaptação e igualdade a todos, assim como a inserção no mercado de trabalho", assegurou Cairoli.


Fatoumata se informou sobre situação dos imigrantes. Daniela Barcellos/Palácio Piratini 

Participaram a secretária de Políticas Sociais e do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o responsável por assuntos consulares do Senegal, Mbaye Diagne, e o presidente da Associação Senegalesa de Porto Alegre, Mor Ndiaye.



Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Gonçalo Valduga/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul