Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Oficina de processamento de pescado ensina técnica de salga e defumação

Publicação:

Oficina de processamento de pescado ensina técnica de salga e defumação
As oficinas ocorrem no espaço da piscicultura na Casa da Emater, na Expoagro Afubra - Foto: Divulgação EmaterRS-Ascar

O espaço da piscicultura na Casa da Emater, na Expoagro Afubra, em Rio Pardo, promove oficinas de processamento de pescado que ensinam a forma correta de abate, a evisceração do peixe e os diversos tipos de cortes, cada um adaptado a um tipo de prato, além das oficinas de culinária de patês, aproveitamento de ovas e polpa de peixe.

Os extensionistas da Emater, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, ensinam uma técnica de salga que é um avanço tecnológico devido à refrigeração. A salga ocorre em salmora a 18 graus negativos (supergelada) e é feita em três horas e meia. Depois, essas peças salgadas passam por outro processo de conservação, que é a defumação. Como a carne de peixe se decompõe rapidamente, a técnica evita a perda do produto.

Na área da piscicultura, há também demonstrações práticas de avaliação da qualidade da água (cor, transparência, temperatura e pH); adubação e correção da água; introdução de alevinos nos viveiros; transporte e alimentação dos peixes; apresentação de despesca, com uso de redes de piscicultura; realização do arrasto e identificação de espécies.

Também está sendo mostrado um experimento em aquaponia, tratando da produção de pescado associada à produção de vegetais, com o aproveitamento correto dos resíduos gerados pela produção de peixes, em solução nutritiva para produção orgânica de vegetais.


Texto: Rejane Paludo/Ascom Emater RS-Ascar na Expoagro Afubra
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul