Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação prende proprietário de dois desmanches em Cachoeirinha

Publicação:

Operação prende responsável por dois desmanches em Cachoeirinha
Estabelecimentos operavam no comércio ilegal de peças na Região Metropolitana - Foto: Juliano Amaral/Detran

A 36ª edição da Operação Desmanche interditou, nesta quinta-feira (23), dois estabelecimentos que operavam ilegalmente em Cachoeirinha. O proprietário de ambos foi preso por furto de energia e crime inafiançável, responderá processo administrativo do Detran e será encaminhado à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Concessionárias e Serviços Delegados (DRCP), em Porto Alegre. Também foram apreendidas cerca de 60 toneladas de sucata automotiva.

Em 36 edições, a força-tarefa designada pelo governador José Ivo Sartori apreendeu 2.455 toneladas de sucata, fechou 57 desmanches e prendeu 41 pessoas. A operação passou por 19 municípios, entre eles Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Portão, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Caxias do Sul, Capão da Canoa, Torres e Cachoeirinha.

Lei dos Desmanches

A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015 para combater a receptação de veículos roubados. Somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Elas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada peça à venda no sistema informatizado, vinculando-a à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 251 desmanches registrados.

Consulta a peças

O consumidor pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran/RS. Essas empresas têm na fachada o logotipo da autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica.

Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passam pelo aval de um responsável técnico que atesta suas condições de segurança.

Consulte a relação de credenciadas no site.

Texto: Laura Xavier/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul