Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador abre colheita da soja em Tupanciretã

Publicação:

O governador José Ivo Sartori e o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, participam da Abertura Oficial da Colheita da Soja, nesta sexta-feira (24), em Tupanciretã. O evento será a partir das 9h30, na Agropecuária Richter (na estrada que liga o município a Jari).

Conforme levantamento divulgado pela Emater, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, a soja será o carro-chefe desta safra, com cerca de 16,8 milhões de toneladas, um crescimento de 3,43% em relação à safra passada (16,2 milhões de toneladas). A área plantada ficou em 5,499 milhões de hectares, com incremento de 0,64% (5,464 milhões de ha). O Valor Bruto da Produção (VBP) da soja é projetado em R$ 18,1 bilhões.

Segundo a Emater, Tupanciretã continua como o maior produtor de soja do estado, com 147 mil hectares cultivados em 2016. A previsão é de que sejam colhidas 511 mil toneladas, média de 58 sacas por hectare. No entanto, nos primeiros 300 hectares colhidos no município, o resultado obtido foi bem superior, variando de 64 a 70 sacas por hectare.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de soja do Brasil, que é o segundo na lista dos maiores produtores do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.


Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul