Momento é de identificar novas oportunidades, diz Sartori em São Paulo

Momento é de identificar novas oportunidades, diz Sartori em São Paulo
Sartori convidou os alemães a revisitarem o Rio Grande do Sul - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, reuniram-se na noite desta quinta-feira (23), em São Paulo, com a diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, para fortalecer o relacionamento econômico. O encontro de trabalho ocorre no momento em que o governo do Estado lança o programa InvestRS, para atrair investimentos em áreas estratégicas da economia gaúcha. A balança comercial entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha, nono destino das exportações, é equilibrada - o estado exporta mais do que importa.

Para uma plateia composta por lideranças empresariais e diplomáticas, Sartori afirmou que o momento é de superar desafios, identificar novas oportunidades e fortalecer as parcerias que já dão certo. "Entre 12 e 14 de novembro, Porto Alegre sedia o 35º Encontro Econômico Bilateral, uma programação de grande porte, que consideramos uma conquista para o Rio Grande do Sul. Trata-se de uma construção coletiva, que aproxima gaúchos e alemães, com perspectiva de bons negócios. Contamos com vocês", convocou. O governador lembrou que esteve na Alemanha em 2015 e 2016, em busca de experiência do cluster alemão Medical Valley, considerado case de sucesso na área da Saúde.

Sartori falou que o Rio Grande do Sul sedia o primeiro Centro de Estudos Alemães e Europeus da América Latina, em parceria com a PUCRS e UFRGS, a partir do próximo mês. "Incentivar o intercâmbio de tecnologias, conhecimento e formar parcerias são essenciais para que o Rio Grande do Sul continue avançando na área científica e tecnológica. A chegada desse centro possibilitará que nossos acadêmicos e pesquisadores obtenham um entendimento diferenciado e interdisciplinar sobre os dois países. Vamos continuar a estreitar as relações entre Brasil e Alemanha para fortalecer os diversos setores da economia, tanto na parte de tecnologia quanto culturalmente", reafirmou. O governador também declarou que viu com bons olhos o anúncio do grupo germânico Fraport para a concessão do Aeroporto Salgado Filho.

Wolfram Anders, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, acredita no potencial do estado gaúcho."Temos boas expectativas para a realização do Encontro Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul e estamos trabalhando conjuntamente para que este evento seja um sucesso. O Rio Grande do Sul tem se mostrado um local propício para investimentos e a relação dos gaúchos com o povo germânico é muito positiva. Esperamos estar todos juntos em novembro".

Para o presidente da Fiergs, os investidores confiam na recuperação da economia. "Estamos trabalhando com dedicação, com antecedência, ao lado de nossos parceiros, para que o evento seja um sucesso. São Paulo e Alemanha são altamente industrializados e temos uma boa relação entre nossos povos. Tivemos recentemente o anúncio da alemã SAP, que vai investir no Rio Grande do Sul. Esse é um exemplo de que os empreendedores acreditam que a nossa economia vai se recuperar", concluiu.

A comitiva gaúcha, composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e pelo presidente da Câmara Brasil-Alemanha em Porto Alegre, Everson Oppermann, foi recepcionada pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, pelo cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, e pelo presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Wolfram Anders. Também participaram da reunião, o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Thomas Timm e representantes da DZ Bank, da Mercedes-Benz, da BASF, da Siemens, da Hamburg Süd e da Bayer.

Intercâmbio comercial Rio Grande do Sul/Alemanha em 2016

- 9º destino das exportações gaúchas