Sartori reúne-se em SP com dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

O governador José Ivo Sartori participa, nesta quinta-feira (23) à noite, em São Paulo, de encontro com a diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O evento começa às 19h, no Espaço Transatlântico. Sartori vai falar sobre a importância da cooperação entre Brasil e Alemanha e divulgar o encontro entre representantes do setor econômico dos dois países que ocorrerá em Porto Alegre neste ano.

Em2016, a Alemanha foi o quinto maior destino das exportações brasileiras e o terceiro país de onde o Brasil mais importou produtos. As exportações atingiram US$ 4,9 bilhões e as importações, US$ 9,1 bilhões. Os principais itens vendidos à Alemanha foram café, tortas, resíduos da extração de óleo de soja, minérios de cobre, soja e partes destinadas a motores. Já nas compras feitas pelo Brasil no mercado alemão, destacaram-se medicamentos, adubos, máquinas e aparelhos mecânicos. A Alemanha ficou em terceiro lugar entre os países que mais exportam ao Brasil.

Somente do Rio Grande do Sul para a Alemanha, as exportações renderam no ano passado US$ 369,5 milhões, com a venda de tabaco, calçados, conservas de carnes, condensadores elétricos e couros. O país foi o nono maior destino das exportações gaúchas. Em contrapartida, as importações da Alemanha pelo Estado somaram US$ 346,2 milhões. Foram comprados, principalmente, adubos, acessórios de veículos, charutos, cigarrilhas e cigarros, máquinas e equipamentos mecânicos. O Rio Grande do Sul foi a sexta maior origem de produtos adquiridos pela Alemanha no comércio internacional.

Texto e edição: Secom