Corsan inaugura restauro do Chateau D'Eau neste sábado

Corsan inaugura restauro do Chateau D’Eau neste sábado
O Chateau D’Eau foi construído para levar a água ao reservatório da cidade, mas no início da década de 1970, deixou de ser - Foto: Divulgação Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) inaugura, neste sábado (25), às 17h30, o restauro do Chateau D'Eau, monumento histórico de Cachoeira do Sul. Na recuperação foram investidos de R$ 1,1 milhão, com recursos próprios da companhia. Durante o evento, também será assinado o tombamento do Chateau D'Eau. Após a inauguração, a manutenção ficará sob responsabilidade da prefeitura.

Localizado na área central da cidade, na Praça Balthazar de Bem, o monumento forma, juntamente com o prédio da Prefeitura Municipal e da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, um rico conjunto arquitetônico, considerado o mais belo cartão-postal da cidade. Iniciada em abril de 2016, a restauração resgata as características do projeto original do Chateau D'Eau (em português, Castelo de Água), valorizando um bem de interesse público e ponto de referência para a comunidade local.

Após a solenidade de inauguração do restauro, ocorrerá um concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Com entrada franca, o espetáculo será às 19h30, na Igreja Matriz, e terá a regência do maestro Evandro Matté e a participação do solista convidado Samuca do Acordeon. Esta será a primeira apresentação da Série Interior 2017, patrocinada pela Corsan.

Monumento histórico e cultural

O Chateau D'Eau foi construído para levar a água, por gravidade, ao reservatório de distribuição, localizado na Rua Júlio de Castilhos e, ao mesmo tempo, regular a pressão da água nas zonas mais elevadas. Com o passar do tempo e o crescimento da cidade, no início da década de 1970, o equipamento deixou de ser usado para o abastecimento de água, tornando-se apenas um chafariz. Desde então, o local sofreu com a ação do tempo e foi preciso um trabalho técnico de recuperação, de acordo com a importância do monumento.

Para a recuperação, a Corsan contratou o restaurador Antônio Sarasá, proprietário do Estúdio Sarasá, empresa paulista especializada em restauro de prédios históricos, como o Teatro Municipal de São Paulo, os vitrais da Catedral de Brasília e o Museu do Ipiranga, entre outras. As obras também incluem nova iluminação, restauro do espelho d'água e paisagismo.

O Chateau D'Eau é um torreão vazado, em estilo neoclássico, com colunas dóricas no térreo, jônicas no primeiro andar e coríntias no último lance. No topo está a representação de Netuno e, ao redor do torreão, oito figuras de ninfas semi-inclinadas carregando cântaros, de onde jorram filetes de água para dentro de um espelho d'água recortado em compartimentos pelas alamedas que conduzem às escadarias.

Texto: Ascom Corsan
Edição: Denise Camargo/Secom