Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ospa abre Série Interior 2017 em Cachoeira do Sul neste sábado

Publicação:

Ospa abre Série Interior 2017 em Cachoeira do Sul e Santo Antônio da Patrulha
Com entrada franca, os concertos têm regência de Evandro Matté e patrocínio da Corsan - Foto: Mariana Sirena/Ospa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) começa mais uma temporada de viagens pelo interior do estado, neste sábado (25). O primeiro evento será a reinauguração do principal cartão-postal da cidade de Cachoeira do Sul, o recém-reformado Chateau D'Eau. Após a solenidade de entrega do monumento à comunidade, a Ospa fará o primeiro concerto da Série Interior 2017, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19h30. Na próxima terça-feira (28), às 20h, é a vez do público de Santo Antônio da Patrulha assistir à orquestra na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

Com entrada franca, os concertos têm regência de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa, e solos de Samuca do Acordeon, um dos mais reconhecidos músicos da nova geração de instrumentistas do RS. O patrocínio da série é da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). 

Sobre o programa

O repertório dos concertos é composto por músicas orquestrais tradicionais, música gaúcha e obras inspiradas em ritmos de dança, como valsa, polca, ritmos afro-brasileiros e tango. A abertura da ópera 'La Forza Del Destino', de Giuseppe Verdi (1813-1901), e a 'Abertura Coriolano', de Ludwig Van Beethoven (1771-1827), dão início ao programa. Depois, o solista convidado, Samuca do Acordeon, une-se aos músicos para interpretar trecho do 'Concerto para Acordeon e Orquestra', de Radamés Gnatalli (1906-1988), compositor gaúcho, e um arranjo de Tasso Bangel para a 'Fantasia Brasileira nº 5'.

As apesentações ainda terão a 'Valsa do Imperador', de Johann Strauss II (1825-1899), conhecido como o 'Rei das Valsas' da Viena de sua época, e a 'Pizzicato Polka' de Johann e Joseph Strauss. Por fim, chegam as sonoridades latino-americanas da 'Dança Brasileira nº 1', de Camargo-Guarnieri (1907-1993) e 'Libertango', de Astor Piazzolla (1921-1992), que encerram os concertos.

A Série Interior

A Série Interior de concertos da Ospa faz parte de um dos objetivos da orquestra que é marcar presença no interior do Rio Grande do Sul. Promovida pela Fundação Ospa em parceria com a Corsan, a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a teatros, igrejas e auditórios do estado.

Os concertos em Cachoeira do Sul e Santo Antônio da Patrulha são promovidos com o apoio das prefeituras, da Catedral Nossa Senhora da Conceição e da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

Mais informações pelo telefone (51) 3222-7387 e pelo site www.ospa.org.br.

Serviço:

O quê:
concerto da Ospa em Cachoeira do Sul

Quando: sábado (25), às 19h30

Onde: Catedral Nossa Senhora da Conceição, na Travessa Nossa Senhora da Conceição, nº 353

O quê: concerto da Ospa em Santo Antônio da Patrulha

Quando: terça-feira (28), às 20h

Onde:  Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, a Rua Domiciano Nunes, bairro Pitangueiras

Entrada Franca


Texto: Mariana Sirena/Ascom Ospa

Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul