Sartori defende pacto federativo e reforma política em evento na Serra

Mostra Flores da Cunha
O governador e a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, foram recepcionados pelo prefeito Lídio Scortegagna, e - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O momento político e econômico que o Brasil atravessa foi o tema da manifestação do governador José Ivo Sartori na abertura da 8ª edição da Mostra Flores e a 5ª Feira Agroindustrial, no município de Flores da Cunha neste sábado (18) pela manhã. "Tenho 40 anos de vida pública e o cenário atual é diferente de tudo o que já vi o nosso país passar. Por isso, defendo a revisão do pacto federativo e a reforma política. A crise é uma doença grave e doença grave não é tratada com analgésico. O remédio é amargo", disse Sartori.

O governador e a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, foram recepcionados pelo prefeito Lídio Scortegagna, e cumprimentaram os mais de 80 expositores que compõem o evento multissetorial. A expectativa é reunir 40 mil visitantes. Sartori citou exemplos das "sementes de mudança" que sua gestão está plantando para um futuro mais sustentável. "Fomos o primeiro estado a perceber a crise. Fomos pioneiros com a implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual. Conquistamos aprovação pela Assembleia Legislativa da Previdência Complementar e da Lei de Concessões. Tudo isso desenha um novo futuro."

O governador ainda falou das ações em áreas prioritárias. "Mesmo com dificuldades, recuperamos 1,5 mil quilômetros de estradas com investimentos de R$ 700 milhões. São quase 30 acessos municipais em obras. Para o início do ano letivo, estamos promovendo reformas em 400 escolas estaduais. É singelo, sabemos, mas essas ações ajudam a melhorar a vida das pessoas."

A Mostra Flores e Feira Agroindustrial segue até o próximo dia 19 de março no Parque da Vindima Eloy Kunz. Abre somente aos sábados e domingos, e é promovida em parceria público-privada, com participação da prefeitura de Flores da Cunha, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Terra do Galo Eventos. Tem patrocínio do BRDE e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, representada na solenidade pelo secretário adjunto da pasta, Iberê Orsi.

Após a abertura, o governador seguiu para o distrito de Otávio Rocha, onde prestigiou as comemorações alusivas aos 50 anos da Fecouva, a Festa Colonial da Uva, que se estende até o próximo domingo (26). A celebração integra o Calendário Oficial de Eventos de Flores da Cunha. O deputado federal, Mauro Pereira, também esteve presente.

Texto: Gabriela Alcantara, de Flores da Cunha
Edição: Léa Aragón/Secom