Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia de Campo do Irga reúne mais de mil produtores em Cachoeirinha

Publicação:

Dia de Campo do Irga reúne mais de mil produtores em Cachoeirinha
Evento começou nesta quinta, mas abertura oficial ocorre neste sábado (18) - Foto: Divulgação/Irga

Mais de mil produtores rurais participaram, nessa quinta-feira (17), do Dia de Campo Estadual na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. Promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o evento faz parte da 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O Dia de Campo reuniu mais de 30 excursões vindas de todos os cantos do Rio Grande do Sul.   

Este ano, o arroz dividiu espaço igual com a soja em lavouras de ensaio, ressaltando a importância da rotação entre as duas culturas. A prática é incentivada em projetos de transferência de tecnologia do Irga, como o Projeto 10+ e o Soja 6.000. As lavouras principais de arroz e de soja têm parceria com a Basf. Hoje, a rotação ente as duas culturas supera os 300 mil hectares de área no Rio Grande do Sul.

Um dos técnicos responsáveis por difundir o Projeto 10+ foi Geter Machado, do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Capivari, na Planície Costeira Externa. "O P10+ é uma ferramenta de extensão rural onde tentamos aliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Irga aqui em Cachoeirinha, para os Nates, localizados em todo o Estado", explicou. O projeto tem 95 unidades de lavoura comercial instaladas.

Quem completou a explicação foi o consultor do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), Luciano Carmona: "Usando mais conhecimento para a lavoura de arroz, a gente pode produzir mais e gastar menos". A informação foi acompanhada e comemorada pelos participantes, como Cuniberto Kojven, que veio de São Lourenço do Sul para participar do evento. "Temos boa tecnologia e excelente maquinário, o problema é o custo e a cada ano aparecem novas doenças nas lavouras, por isso, produzir mais com menos custo nos deixa muito felizes", argumentou.

As tecnologias para o melhoramento genético também receberam destaque com apresentação de novas cultivares e futuros lançamentos de materiais do Flar. As estações ainda ressaltaram o controle de plantas daninhas, a irrigação e o manejo de doenças e há um conjunto de culturas que fazem parte do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (Silp).

Em outra estação do Irga, o técnico Gil Marques deu orientações relativas à fertilidade, demonstrando a necessidade de adubação na lavoura, fator capaz de aumentar em 40% o número de grãos na panícula. "A fertilidade é um dos principais pilares para atingirmos altas produtividades e, o mais importante, para termos lucratividade na lavoura", esclareceu.

"Não podemos deixar de citar os nossos parceiros comerciais que trazem as últimas novidades em tecnologia, tanto para a cultura do arroz, quanto para a cultura da soja e, sem dúvida nenhuma, o produtor que vem nos visitar consegue sair daqui abastecido com o que há de mais moderno no setor arrozeiro e também para a soja produzida em rotação com o arroz", enfatizou o chefe de Divisão de Pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld.

Vinte e nove empresas apresentaram pacotes tecnológicos voltados para o arroz, a soja e o milho, além das pastagens.

A cerimônia de abertura do Dia de Campo ocorre neste sábado (18) às 10h30. Até o fim do evento, são esperados 10 mil visitantes.

Texto: Sara Kirchhof/Irga
Edição: Secom 

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul