Saúde e conselho de secretarias municipais informam novos gestores da área

Saúde e conselho de secretarias municipais acolhem novos secretários
Acolhimento foi organizado para fornecer informações e subsídios para os novos gestores de saúde dos municípios - Foto: Divulgação SES

A organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e as instâncias de controle social foram alguns dos temas tratados, nesta quinta-feira (16), no Acolhimento de Novos Gestores 2017. O evento reuniu cerca de 500 participantes, entre secretários municipais de saúde, diretores e técnicos da Secretaria da Saúde (SES), no auditório do Ministério Público (MP), em Porto Alegre. O acolhimento foi organizado pela SES, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais da Saúde (Cosems), para fornecer informações e subsídios para os novos gestores de saúde dos municípios.

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, enfatizou a importância da organização do SUS a partir da Atenção Básica. "A Atenção Primária é o nível fundamental do sistema. Ela tem que integrar todos os serviços e garantir a continuidade do cuidado", afirmou. Gabbardo também ressaltou a necessidade de racionalizar as despesas no setor. "A crise econômica e a queda na arrecadação afetaram as receitas da saúde, enquanto os preços de insumos e medicamentos, por exemplo, continuam aumentando", declarou.

O secretário também citou a redução do número de processos judiciais em saúde, registrada pela primeira vez no estado em 2016, e o fato de o MP não ter ajuizado nenhuma ação contra o governo do Estado, na área da saúde, nesse ano. "Esses avanços se devem ao diálogo e trabalho em conjunto que temos desenvolvido junto ao MP", ressaltou.

O evento reuniu tanto secretários que estão iniciando o trabalho neste ano quanto aqueles que continuam nos cargos. Durante a manhã, os painéis abordaram aspectos de gestão do Sistema, como planejamento e desafios enfrentados nos municípios. A diretora da Assessoria Técnica e de Planejamento da SES, Aglaé Regina da Silva, explicou sobre o papel dos espaços de pactuação governamental - como as comissões intergestores -, além do funcionamento do controle social. Aglaé também reforçou, como prioridade da SES, o fortalecimento das instâncias de governança e gestão, com foco no planejamento estratégico.

Texto: Ascom SES
Edição: Léa Aragón/ Secom