Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Embaixador da Índia manifesta interesse em parcerias com o RS

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 16.02.2017: Acompanhado dos secretários estaduai, da Segurança Pública, Cézar Schirmer, Geral de Governo, Carlos Búrigo, e de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o governador, José
Embaixador disse que uma visita da comitiva gaúcha a seu país facilitaria ainda mais a construção de novas parcerias - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Em visita ao Rio Grande do Sul, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República da Índia, Sunil Kumar Lal, disse que o país tem grande interesse em construir parcerias com o Rio Grande do Sul nas áreas de tecnologia e agricultura. O anúncio foi feito durante encontro com o governador José Ivo Sartori, na manhã desta quinta-feira (16), no Palácio Piratini. 

"Sabemos que a Índia desponta em tecnologia e em outras indústrias de destaque como móveis e calçados. No Rio Grande do Sul, existe um grande espaço para a construção de parcerias nestas áreas. Logo, estamos abertos para novas oportunidades que auxiliem no desenvolvimento econômico e cultural”, afirmou Sartori. 

Sunil ressaltou que, com o passar dos anos, o país também avançou nas áreas de novas tecnologias e pesquisas espaciais, como o desenvolvimento de satélites. "Estamos prontos para estreitar relações nestas áreas. Acredito que exista grandes possibilidades de parcerias com a TecnoPuc, por exemplo".

O embaixador da Índia ainda convidou Sartori para ser o primeiro governador do Rio Grande do Sul a liderar uma missão de negócios ao seu país. Disse que uma visita da comitiva gaúcha facilitaria ainda mais a construção de novas parcerias. "Estes novos acordos teriam maior possibilidade de acontecer se os representantes e empresários do Rio Grande do Sul fossem ao meu país e vissem pessoalmente as grandes oportunidades que temos a oferecer", disse. 

Após a reunião com o governador, o embaixador seguiu para a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e para a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), onde participa de reuniões com empresários. Uma visita a Bento Gonçalves também está na agenda do representante indiano, para encontrar parcerias no setor de móveis e vinhos. 

Participaram do encontro o chefe de chancelaria da Índia, Kshitij Tyagi; o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer; a secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; e o presidente da Câmara do Comércio Brasil-Índia, Roberto Paranhos do Rio-Branco. 

Boas relações

Atualmente, a Índia é o 28º destino das exportações gaúchas e a 21ª origem das importações do estado. Em 2016, o Brasil fechou uma série de acordos com a Índia, visando à facilidade de investimentos nas áreas de pesquisa farmacêuticas e agropecuária. Também foram tratados assuntos sobre a exportação de veículos brasileiros de defesa, além de aviões produzidos pela Embraer. A expectativa é de que o intercâmbio de mercadorias entre os dois países possa até triplicar nos próximos anos.



Texto: Alessandra Peinheiro
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul