Governo destaca apoio de prefeitos a medidas para controlar gastos

O evento prossegue nesta quinta-feira no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, com o tema Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios. O secretário de Comunicação, Cléber Benvegnú, participa de um painel sobre Relação dos prefeitos com a imprens
Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, representou o governador José Ivo Sartori na abertura do seminário - Foto: Nabor Goulart/Casa Civil

O governo do Estado enfatizou, nesta quarta-feira (15), o apoio dos prefeitos a medidas para controlar os gastos e enfrentar a grave crise financeira. Na abertura do Seminário dos Novos Gestores, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, afirmou que a sustentabilidade das contas do Tesouro impacta diretamente na rotina de vida nos municípios. "Muitos avanços não seriam possíveis sem a sustentação política dos prefeitos e de diferentes partidos, num exercício democrático em prol da governabilidade", destacou.

Desde o início do governo, importantes medidas foram tomadas para diminuir o déficit público como a Lei de Responsabilidade Fiscal, Previdência Complementar, avanços na negociação da dívida com a União, ampliação das ações de transparência do Poder Executivo e aprovação do Plano de Modernização do Estado pela Assembleia Legislativa. Além de aderir ao Plano Nacional de Segurança, que reforça o enfrentamento à criminalidade, o próximo passo agora é aguardar a aprovação do auxílio aos estados em calamidade financeira, em avaliação no Congresso Nacional.

O cenário de crise nacional, a fragilidade na administração pública, o protagonismo dos municípios e a necessidade de diálogo e aproximação entre os gestores foram debatidos durante o seminário. Para contribuir com o Executivo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto, colocou-se à disposição para dialogar com o governador José Ivo Sartori sobre a possibilidade de reduzir os repasses de recursos do duodécimo ao TCE. O presidente da Famurs, Luciano Pinto, ressaltou as expectativas da sociedade em relação ao poder público nos próximos quatro anos.

Participaram o presidente da Famurs, Luciano Pinto, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marco Peixoto, o subprocurador Ministério Público, Fabiano Dallazen, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, e o presidente da Associação Gaúcha Municipalista, Carlos Cardinal.

O evento prossegue nesta quinta-feira no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, com o tema Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios. O secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, participa de um painel sobre Relação dos prefeitos com a imprensa, às 16h.

Texto: Angela Bortolotto/Casa Civil
Edição: Gonçalo Valduga/Secom