Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum de governadores inclui Fundo Nacional de Segurança nas reivindicações

Publicação:

Fórum Permanente de Governadores
O momento por que passa o país exige que nós, gestores, tenhamos união, convivência e participação, a fim de garantir mais - Foto: Luiz Chaves?/ Palácio Piratini

Assuntos federativos, como a repatriação e o Plano Nacional de Segurança, pautaram, nesta quarta-feira (15), a primeira reunião deste ano do Fórum Permanente de Governadores, na residência oficial do governo do Distrito Federal, em Águas Claras. O governador José Ivo Sartori e gestores, juntamente com lideranças da Câmara e do Senado, discutiram soluções para esses temas. O deputado Rodrigo Maia participou da primeira rodada de debates.

Sartori destacou que, entre as reivindicações, consta a criação de um Fundo Nacional de Segurança, para permitir uma gestão mais efetiva na área. "Nos solidarizamos com o governo do Espírito Santo e a União trabalha para não permitir que algo semelhante ocorra em outros estados. O momento pelo qual passa o país exige que nós, gestores, tenhamos união, convivência e participação, a fim de garantir mais tranquilidade à sociedade brasileira", afirmou o governador gaúcho. 

O governador também destacou que a Secretaria Estadual de Segurança Pública trabalha de forma integrada com Força Nacional, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, parcerias importantes para o andamento dos planos estadual e nacional de Segurança. "Todos estamos trabalhando juntos, com ânimo, para resolver os focos de criminalidade e a sensação de insegurança, que é um clamor de toda a população."

Ainda nesta quarta-feira, os integrantes do Fórum Permanente se reúnem com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), a partir das 16h. Este grupo foi formado no final de 2015, para discutir meios de enfrentar a crise econômica dos estados, que resultou na queda de arrecadação e investimentos, assim como aumento do endividamento. Sartori retorna ainda nesta quarta a Porto Alegre.

Procuradorias-Gerais

O procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, também esteve presente no encontro do Fórum Permanente de Governadores, que ocorreu simultaneamente à reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal. Na reunião, foi entregue aos governantes resolução para disciplinar e formalizar a atuação do fórum, que ainda não é registrado.

Além disso, há a proposta de criação de comitês de apoio como o Colégio Nacional, formado pelos titulares das Procuradorias-Gerais; e o Comitê Técnico-Executivo, composto pelos procuradores que integram a Câmara Técnica do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal. 

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul