Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia Nacional da Imigração Italiana será celebrada na CCMQ

Publicação:

Performance do livro 'Victória, uma saga italiana no interior do Rio Grande', de Ana Guasque
Ana Guasque é atriz e bailarina, formada pela Escola de Arte Dramática da USP em São Paulo, com participações nas novelas - Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe nesta terça-feira (21), a atriz e escritora gaúcha Ana Guasque. Autora do livro 'Victória, uma saga italiana no interior do Rio Grande', Ana fará uma performance de dança, narrando trechos da obra acompanhada por um acordeonista. O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, e a antropóloga Maria Helena Nunes também falarão sobre a importância da imigração italiana para o desenvolvimento do estado. O evento ocorre às 17h, no Jardim Lutzenberger. A entrada é gratuita. 

Com prefácio assinado pela atriz Rosi Campos, o romance conta a trajetória de vida de Victória, fundadora de Chiapetta, cidade do interior gaúcho que se constitui em um importante polo agrícola para o sul do país. A história envolve também a imigração alemã, as sagas do ouro de Lavras do Sul e do gado, as revoluções de 1893 e 1923, a cultura e entrelaça a vida dos personagens com os fatos históricos.

Ana Guasque dedicou dois anos intensos ao livro, pesquisando documentos e entrevistando pessoas da família da personagem e moradores antigos da cidade. 'Victória, uma saga italiana no interior do Rio Grande' é uma obra financiada pelo Pró-Cultura RS - Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

"A narrativa contenta todos os gostos, transitando pelo drama, comédia, aventura, mistério, tragédia, cultura, curiosidades, romantismo, erotismo e registro memorial. Conta a história de uma mulher, com suas dores insuperáveis, que deu início a uma cidade minuciosamente planejada. Uma mulher à frente de seu tempo que rompeu paradigmas e deixou um legado: uma cidade que leva o nome de sua família", relata a autora.

Ana Guasque é atriz e bailarina, formada pela Escola de Arte Dramática da USP em São Paulo, com participações nas novelas Boogie Oogie, Sete Vidas, da Rede Globo, além de inúmeras ações no teatro e no cinema.

SERVIÇO:

Pauta: Performance do livro 'Victória, uma saga italiana no interior do Rio Grande', de Ana Guasque

Quando: terça-feira (21), às 17h

Onde: Jardim Lutzenberger - 5º andar da CCMQ (Andradas, 736)

Entrada gratuita.
 

Texto: Roberta Amaral
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul