Uergs leva apoio técnico a agroindústrias familiares no Vale do Taquari

Uergs agroindustrias do Vale do Taquari
Trabalho se inicia em março, quando estudantes visitam as propriedades para fazer um levantamento de dados e produção do - Foto: Pedro Revillion

Um projeto de extensão da Uergs em Encantado beneficia famílias de agricultores familiares do Vale Taquari que recebe formação e auxílio técnico para criação e manutenção de agroindústrias. A iniciativa envolve estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústrias e as secretarias municipais de agricultura dos municípios da região, que identificarão os agricultores familiares interessados.

Dados do IBGE apontam que mais da metade da riqueza produzida no Vale do Taquari é proveniente do agronegócio. O coordenador do projeto, professor Voltaire Sant'Anna, destaca que somar valor aos produtos produzidos na zona rural, além de aumentar a renda da propriedade, é um meio de manter a população no meio rural e de valorizar essa mão de obra. "Esses projetos, bem executados e com auxílio científico e tecnológico, ainda contribuem para o desenvolvimento regional sustentável, com baixos impactos ambientais e altos resultados econômicos", destaca.

O trabalho se inicia em março, quando os estudantes visitarão as propriedades com a finalidade de fazer um levantamento de dados e produção do diagnóstico. A partir daí, serão elaborados os projetos das agroindústrias, que podem ser processadoras de alimentos de origem animal ou vegetal. Os projetos trarão informações técnicas sobre legislações, instalações, equipamentos, produtos, plano de comercialização, destinação de resíduos e análise de viabilidade técnico-econômica.

"Com a participação de alunos, o projeto oferece a possibilidade de aplicar diretamente os conhecimentos acadêmicos adquiridos na prática de agroindústrias processadoras de alimentos", diz Sant’Anna. Para que a iniciativa não se restrinja apenas à implantação da agroindústria, os agricultores também serão convidados a participar de cursos de formação e aperfeiçoamento continuado, na Unidade da Uergs em Encantado, onde serão abastecidos com conhecimentos técnicos para a evolução das agroindústrias.

Texto: Daiane de Carvalho Madruga/ Ascom Uergs
Edição: Léa Aragón/ Secom