Emater destaca preservação ambiental e geração de renda na Expoagro Afubra

Expoagro
Cerca de 100 extensionistas estão envolvidos com os preparativos da Feira e estarão atendendo ao público visitante durante a - Foto: Divulgação Afubra

A partir do tema 'A energia do campo: agricultura familiar e sustentabilidade', extensionistas da Emater/RS-Ascar estão trabalhando na organização dos espaços temáticos que serão apresentados pela Instituição durante a Expoagro Afubra, que ocorre de 21 a 23 de março em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo. Na 17ª edição da "maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil", a Emater/RS-Ascar apresenta tecnologias alternativas, como o uso da energia solar, em diversos espaços de produção, envolvendo renda, preservação e consciência ambiental.

Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar e coordenador do geral do Espaço Casa da Emater, Mateus Soares da Rocha, o planejamento e execução das ações está organizado, com atividades de acordo com as demandas de cada parcela, como o plantio e a poda, entre outras. "Neste ano traremos para o público opções de diversificação das unidades de produção familiar, com exemplo práticos e viáveis de serem aplicados, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das propriedades rurais", destaca.

Cerca de 100 extensionistas estão envolvidos com os preparativos da Feira e estarão atendendo ao público visitante durante a Expoagro. Até lá, semanalmente, integrantes das parcelas temáticas deslocam-se até o Parque da Expoagro para planejar e manter os espaços. "As equipes são dinâmicas, criativas e competentes na organização do Espaço da Emater na Expoagro, tudo para melhor receber e orientar o público visitante, levando informação e tecnologia para o campo", destaca a gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Souza.

Nos três dias de feira, o público visitante pode usufruir no Espaço Casa da Emater 17 unidades temáticas que abordarão assuntos referentes à Agroindústria Familiar, Apicultura, Avicultura colonial, Artesanato rural e Turismo Rural, Bovinocultura de leite, Cozinha didática, Energia fotovoltaica, Fruticultura, Oficina de processamento de carnes, Ovinocultura, Piscicultura, Saneamento ambiental, Secagem e armazenagem, Segurança Alimentar, solos, Cooperativismo e associativismo, Classificação e certificação e Gestão Sustentável.

Texto: Carina Venzo Cavalheiro/ Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Edição: Léa Aragón/ Secom