Corsan moderniza estações para melhor abastecer Cachoeirinha e Gravataí

A Corsan retomará na próxima semana os trabalhos de modernização da Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT-4) em Cachoeirinha. No valor de R$ 2,36 milhões, o investimento amplia a oferta de água e aumenta a segurança do abastecimento no sistema integrado de Cachoeirinha e Gravataí, na Região Metropolitana.

Iniciada em 2016, a modernização inclui a substituição de quatro grupos motobomba por novos com maior potência, instalação de quadros de comando com conversores e substituição das canalizações de sucção e recalque. Essa é a segunda fase dos serviços, divididos em etapas para reduzir o tempo de parada do abastecimento. A EBAT-4 é a maior elevatória de água tratada do sistema integrado das duas cidades. Com as obras, terá a vazão ampliada para 780 litros por segundo.

O serviço será iniciado na noite de quarta-feira (25) e deve ser concluído na madrugada de quinta (26), podendo afetar o abastecimento em bairros de Cachoeirinha e Gravataí. O fornecimento deve se normalizar gradativamente durante a quinta.

Para obter mais informações, acesse a seção Situação do Abastecimento de Água no site da companhia ou ligue para o Corsan 24 Horas, no telefone 0800.646.6444.

Expensão do sistema

As ações inserem-se no planejamento de expansão do sistema, que prosseguirá com a implantação de uma nova adutora de água tratada até o centro de reservação Vista Alegre e novas obras de ampliação geral do sistema de tratamento de água.

Os investimentos da Corsan nas duas cidades incluem a área do esgotamento sanitário. No último dia 16, foi assinada a ordem de início da ampliação do sistema de esgotos de Cachoeirinha. O município será contemplado com a construção de 50,8 quilômetros de redes coletoras, 5.034 ramais prediais, 1.441 ramais intradomiciliares, 26 metros de travessia não destrutiva e 14 metros de travessia sob o arroio Passinhos. Serão beneficiados 15.935 moradores dos bairros Vila Anair, Vila Vista Alegre e Vila Fátima, localizados na bacia do arroio Passinhos. O contrato tem valor de R$ 13.732.884,08 e faz parte de um investimento global de R$ 19.659.646,08. O prazo de conclusão é de 24 meses.

O sistema de esgotos de Gravataí também será ampliado. O investimento de R4 14.950.382,28 prevê a execução de redes coletoras, estações de bombeamento e linhas de recalque.

Texto: Ascom/Corsan
Edição: Gonçalo Valduga/Secom