Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Saúde assina documento com recomendações contra câncer de próstata

Publicação:

Saúde
Secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis, alertou sobre os riscos da doença aos homens - Foto: Divulgação/SES

A Secretaria da Saúde (SES), Sociedade Brasileira de Urologia (seccional estadual), Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Faculdade de Medicina da UFRGS e Telessaúde/UFRGS assinaram, nesta terça-feira (1º), nota técnica com recomendações no combate ao câncer de próstata. O documento ressalta a importância do Novembro Azul como período de conscientização masculina sobre a necessidade de práticas saudáveis e de procurar atendimento médico.

O Rio Grande do Sul e Porto Alegre apresentam as mais altas taxas de incidência e mortalidade da doença no Brasil - é o tumor maligno mais frequente entre homens, após o câncer de pele. O documento alerta para que homens negros ou com histórico de câncer de próstata na família, a partir dos 45 anos, procurem ajuda médica para tratar o caso individualmente e discutir sobre a melhor alternativa.

Também aconselha que todos os homens, com mais de 50 anos, procurem seu médico para decidir sobre a necessidade ou não do rastreamento. Indica ainda que quem apresentar sintomas urinários, independente da idade, vá ao médico imediatamente.

Para o secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis, a melhor maneira de prevenir a doença é levar uma vida saudável. "A prevenção se faz necessária, com mudanças nos hábitos de vida: atividade física, combate ao tabagismo, ao alcoolismo, ao sedentarismo, bem como investimento em alimentação natural e saudável", orientou.

Acesse a nota técnica.

 

Texto: Ascom SES
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul