Fundação de Proteção Especial comemora seu 13° aniversário

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 28.05.15: O Presidente da Fundação de Proteção Especial José Luis Barbosa, participou, na manhã desta quinta-feira(28), do Seminário Fundação Proteção 13 anos, História, Desafios e Novas Práticas, em comemoração ao aniversário da
Debates, palestras, dinâmicas de grupo e discussão de políticas públicas para a área da criança e do adolescente marcaram a - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini ©

A Fundação de Proteção Especial (FPE) completou, na quinta-feira (28), mais um ano de história. Nesse bolo de aniversário não poderiam faltar ingredientes como debates, palestras, dinâmicas de grupo e discussão de políticas públicas para a área da criança e do adolescente.

No início das atividades, o presidente José Luis Barbosa Gonçalves enfatizou que "a pluralidade de habilidades e competências fazem da FPE uma fundação forte e compromissada com as crianças e os adolescentes". José Luis estava acompanhado do secretário adjunto da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Juliano Paz, e da diretora de Políticas Públicas para as Mulheres, Salma Valêncio.

Logo após a abertura do evento, começou o Seminário História, Desafios e Novas Práticas. A primeira palestra teve o tema "Do Código de Menores ao Estatuto da Criança e do Adolescente", sob o comando da palestrante Irene Bouchinhas. Em seguida, foi a vez da apresentação do Projeto Práticas Restaurativas no âmbito da FPE, que a assistente social Fabiana Nascimento de Oliveira está organizando dentro da fundação. A proposta prevê buscar o caminho do diálogo entre acolhidos e funcionários.

O encerramento das palestras ocorreu com a apresentação do professor da Faculdade São Judas Tadeu, Darcy Cabral, coordenador do Projeto de Formação de Redes de Atendimento e Acolhimento. De forma muito descontraída, o docente explanou aos convidados os sentidos e as percepções das pessoas frente à realidade, encerrando com a participação de todos os convidados numa atividade pedagógica.

Secretários Miki Breier e Maria Helena Sartori participam da festividade

Antes do "Parabéns a Você", o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, e a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, prestigiaram o evento.

Miki Breier ressaltou a dedicação de todos os funcionários da FPE e exaltou a doação de cada um para com as crianças e os adolescentes. Já a secretária Maria Helena Sartori declarou que o Gabinete de Políticas Sociais é parceiro da FPE. "O Estado deve ter o maior cuidado com essas crianças e jovens", destacou, agradecendo aos servidores pela dedicação às acolhidos e à instituição.

Ao final do evento, o presidente da FPE assoprou as 13 velinhas comemorativas ao aniversário da fundação.

Texto: Sérgio Garcia/FPE/STDS
Edição: Cristina Lac/CCom