Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Maria Helena Sartori fala sobre transformação social em evento da revista Voto

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 29.05.15: A secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria  Helena Sartori, participou, na tarde desta sexta-feira(29), do Almoço Brasil de Ideias,  promovido pela Revista VOTO. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Secretária extraordinária de Políticas Sociais participou do Almoço Brasil de Ideias - Foto: Karine Viana / Palácio Piratini

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou do Almoço Brasil de Ideias para falar sobre ações que fomentam a transformação social. O evento, promovido pela revista Voto, ocorreu nesta sexta-feira (29), no Sheraton Hotel, em Porto Alegre. Contou também com a participação da presidente de honra do Projeto Pescar, Rose Marie Linck. 

Maria Helena Sartori ressaltou a solidariedade como ferramenta para uma sociedade com mais justiça e equidade. "Para que haja uma verdadeira transformação social, é preciso que toda a sociedade, de forma solidária e criativa, seja protagonista nas ações em busca de uma melhor qualidade de vida. O poder público não consegue resolver tudo sozinho", afirmou.

A secretária falou também de sua experiência à frente de projetos sociais como primeira-dama de Caxias do Sul e sobre as principais iniciativas do Gabinete de Políticas Sociais. Ela destacou a campanha de mobilização Escolha o Destino, que incentiva a doação de 6% do Imposto de Renda devido para os Fundos Estaduais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.

Rose Marie Linck fez um relato sobre o Projeto Pescar, que teve início em 1976, quando o empresário Geraldo Linck, sensibilizado com a situação de vulnerabilidade social de jovens, abriu as portas da sua empresa para que aprendessem uma profissão.

O projeto, que investe na qualificação profissional para redução das desigualdades, já atendeu a 20 mil pessoas. Para Rose Marie Linck, o Projeto Pescar "instrumentaliza os jovens, dá condições para que eles tenham autonomia e sintam-se cidadãos de suas vidas".

Também participaram do Brasil de Ideias os secretários da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, e da Coordenação de Comunicação, Cleber Benvegnú, a diretora executiva da revista Voto, Karim Miskulin, e a diretora executiva da TAB Marketing Empresarial, Simone Pontes, como mediadora.

Texto: Sílvia Lago/Palácio Piratini

Edição: Rui Felten/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul