Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori faz balanço positivo da primeira missão internacional

Publicação:

Porto Alegre, RS, Brasil - 29-05-2015 - Governador, José Ivo Sartori, concede coletiva sobre balanço da missão internacional . FOTO:Daniela Barcellos
Governador chega a Porto Alegre - Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori desembarcou em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (29), após missão à Alemanha e França, com um balanço positivo da agenda de trabalho. Três conquistas marcam os resultados da primeira viagem internacional de seu governo: a instalação de um Centro de Desenvolvimento pelo grupo francês Airbus, na área da segurança pública, com investimentos superiores a R$ 150 milhões, a possibilidade de implantação de um cluster na área de tecnologias para a saúde, e a certificação do Rio Grande do Sul como área livre de Peste Suína Clássica (PSC), concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). 

Em entrevista coletiva no Aeroporto Internacional Salgado Filho, Sartori destacou a importância do trabalho em equipe e agradeceu o apoio recebido das embaixadas do Brasil. Informou que a Expointer 2015, prevista para 29 de agosto e 6 de setembro, foi apresentada para 47 países. Na Alemanha, o protocolo firmado com a Medical Valley produzirá uma composição de forças envolvendo os campos da ciência e tecnologia em saúde para a implantação de um cluster no Estado. 

Na França, as reuniões com a Airbus e a nota conjunta emitida, envolvendo o Estado e a prefeitura de Porto Alegre, resultará numa parceria estratégica na área da segurança. Será o projeto Cidade Segura: é prevista a implantação de um centro de desenvolvimento em parceria com universidades e empresas gaúchas da área de Tecnologia da Informação. No futuro, conforme o governador, o projeto abrangerá as 50 maiores cidades e depois todos os demais municípios.




Certificado da OIE 

Sartori ressaltou como questão "mais importante, concreta e real", o recebimento do certificado da OIE declarando o RS livre da peste suína clássica. "É a primeira vez que a organização entrega aos estados este certificado. Isso vai servir muito a todos os criadores de suínos do Rio Grande do Sul, que é um dos maiores produtores, rivalizando com Santa Catarina. Ambos os estados detêm 70% das exportações do Brasil”. 

Conforme a avaliação do governador, o certificado "é um prêmio aos produtores e empreendedores do setor, que conseguiram agregar tecnologia, qualidade e ao mesmo tempo sanidade. Todos os produtores se sentem fortalecidos e com a sua autoestima bastante elevada". Esse novo cenário favorece e estimula a melhoria da qualidade da produção no Estado, assinalou Sartori.    

O governador também manifestou sua preocupação com a situação da população dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias no Estado. Sartori chegou acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e da presidente do Badesul, Susana Kakuta.


Texto: Heron Vidal 
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul