Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gestoras municipais conhecem programa de políticas para as mulheres do Estado

Publicação:

Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli ressaltou ao grupo o trabalho com base na humildade institucional
Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli ressaltou ao grupo o trabalho com base na humildade institucional - Foto: Divulgação/SJDH

Gestoras de vários municípios gaúchos conheceram nesta quinta-feira (28) a política do governo do Estado para as mulheres, durante reunião no auditório do Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. A diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Salma Farias Valencio, com sua equipe de trabalho, relatou ao grupo o que já foi feito nos primeiros meses de gestão e informou sobre as ações programadas até o final do ano. 

Além das iniciativas pelo Dia Internacional da Mulher, Salma destacou as reuniões realizadas com o Fórum Estadual de Mulheres visando à construção das novas ações, políticas públicas e procedimentos do Departamento. Também ressaltou as discussões promovidas com grupo de trabalho para revisar o decreto e o termo de cooperação que institui a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e articula a participação de todos os poderes na rede.

A diretora salientou, ainda, que o Departamento promoveu o debate sobre a revisão da lei que institui o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em razão do novo ordenamento da estrutura do Estado, e solicitou as indicações governamentais para formação do Conselho, permitindo a posse das conselheiras e eleição da diretoria executiva no dia 30 de abril último.

Por fim, foi informado ao grupo de mulheres sobre a parceria do Departamento de Políticas para as Mulheres com a Ajuris, Themis, Poder Judiciário, Defensoria Pública, OAB, PGE e SSP para implementação de um aplicativo para telefone celular que sirva como ferramenta de enfrentamento à violência contra as mulheres. 

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, ao participar da reunião, destacou às gestoras que ele e sua equipe trabalham com a lógica da humildade institucional, "em que sempre serão ouvidos aqueles que estão diretamente envolvidos com a causa das mulheres".

Texto: Assessoria de Comunicação/SJDH
Edição: Cristina Lac/CCom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul