Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan participa de evento para debater soluções ao Arroio Dilúvio

Publicação:

No encontro promovido pela PUCRS, empresa apresentou os principais investimentos na Região Metropolitana
No encontro promovido pela PUCRS, empresa apresentou os principais investimentos na Região Metropolitana - Foto: Rafael Régoli/Corsan

A Corsan participou do seminário "Arroio Dilúvio. Da realidade atual para o futuro: soluções interdisciplinares?" nesta quarta-feira (27). O convite partiu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que vem promovendo fóruns abertos à comunidade, a fim de colocar em pauta debates acerca de assuntos relevantes para a sociedade.

O superintendente de Gerenciamento da Expansão da Companhia e conselheiro do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre, José Homero Finamor Pinto, representou a empresa e aproveitou a oportunidade para apresentar os principais investimentos na Região Metropolitana. Ele destacou o planejamento por bacias hidrográficas, no qual a visão deixa de ser unicamente local e os municípios tornam-se todos protagonistas no processo de despoluição dos mananciais.

Somente nos rios Gravataí e Sinos, os recursos se aproximam de R$ 1,6 bilhão, para fornecimento de água e tratamento de esgoto, beneficiando cidades como Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, entre outras. Finamor ainda apontou o descaso de grande parte da população como uma das principais causas das atuais condições dos recursos hídricos.

O evento contou também com a presença do professor da Ufrgs e vice-diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Carlos André Bulhões Mendes. Sobre o Arroio Dilúvio, ele ressaltou que de nada adianta torná-lo mais atrativo externamente, com ciclovias e edificações, se não houver a preocupação em despoluí-lo. O vídeo do encontro estará disponível em breve pelo link www.pucrs.br/foruminterdisciplinaridade

Texto: Rafael Régoli/Corsan
Edição: Cristina Lac/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul