Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CEEE conserta estragos causados pelas chuvas

Publicação:

Estação Elétrica da CEEE
CEEE faz consertos na rede avariada pelas chuvas e ventos - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini/ Arquivo

A CEEE Distribuição permanece com reforço de equipes para restabelecer no menor tempo possível o fornecimento total de energia elétrica na sua área de concessão, em função dos estragos provocados pelas chuvas e ventos registrados no Estado desde essa quarta-feira (27). Os maiores problemas no sistema são decorrentes de queda de galhos e árvores sobre as redes de energia e estão concentrados em bairros da Zona Sul de Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana, especialmente Alvorada, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Guaíba e Viamão.

A Concessionária destaca que a continuidade dos ventos dificulta a solução definitiva dos problemas. Segundo os técnicos da CEEE, em algumas situações, como substituição de postes, podas e reconstrução de redes, é necessário serviços mais complexos e que exigem um tempo maior de trabalho. Ao longo desta madrugada, rajadas de vento que atingiram a velocidade de 70km/h, ocasionaram novos desligamentos no fornecimento de energia. No último levantamento da área de operação da empresa, das 9h30, desta quinta-feira (28) cerca de 30 mil clientes estavam sem fornecimento de energia, dos quais 23 mil na Região Metropolitana. Há problemas pontuais ainda, neste momento, em municípios das regiões Centro Sul e Sul do RS. Em Tapes, a regional da CEEE de Camaquã precisou contratar de forma emergencial uma equipe de manutenção do próprio município para fazer os consertos necessários de recomposição da rede, uma vez que até o acesso à cidade está difícil pelo alto volume das águas.

Entre a madrugada de quarta-feira e o início desta quinta-feira, já foram atendidas 3.624 ocorrências, e desse total a maior parte dos desligamentos foi gerado por problemas relacionados a interferência de vegetais no sistema. Os trabalhos da Companhia continuarão ao longo desta quinta-feira e a previsão da área técnica é que até o final do dia, se não houver novas incidências atmosféricas, seja possível normalizar os serviços nas regiões afetadas.

A Companhia reforça, ainda, o alerta para que os clientes não se aproximem de fios caídos nas vias públicas e em situações de risco avisem imediatamente a CEEE pelo telefone 0800.721.2333. Falta de luz também pode ser informada à Concessionária por torpedo. A mensagem deve ser enviada ao número 27.307, com a palavra LUZ e o número da instalação. 

 

Texto: Mara Ione Guerra de Medeiros/CEEE
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul