Maria Helena Sartori participa de debate sobre câncer de mama

BRASÍLIA,DF, BRASIL, 27.05.15: A secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou, na tarde desta quarta-feira(27), da VI Conferência Nacional de Primeiras Damas. Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Representando o RS na 6ª Conferência Nacional de Primeiras-Damas, Maria Helena Sartori (2ª à direita) falou de sua experiência - Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Para debater a necessidade de acesso ao tratamento do câncer de mama avançado e discutir prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e a Frente Parlamentar Mista de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer promoveram, nesta quarta-feira (27), a 6ª Conferência Nacional de Primeiras-Damas.

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais do RS, Maria Helena Sartori, participou do encontro, relatando sua experiência como primeira-dama de Caxias do Sul na promoção de ações em benefício da saúde da mama. Ela  falou sobre o Programa Vigimama, lançado no município em 2007, para conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame mensal e da mamografia anual.

Maria Helena salientou que a prevenção e o monitoramento de pacientes, em consultas e  exames, têm a finalidade de reduzir os índices de mortalidade pela doença. Entre 2007 e 2012, o Vigimama resultou na redução de 20% dos casos de morte por câncer de mama no município. "O Rio Grande do Sul tem o maior índice de óbitos de mulheres por câncer de mama do Brasil. Nosso desafio é trabalhar para perder esse título", afirmou.

O evento reuniu primeiras-damas estaduais e municipais de todo o país, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo a organização da conferência, a intenção do encontro é sensibilizar sobre as  possibilidades de influenciar governantes, empresários e a sociedade civil em favor da urgência de criação e aplicação de políticas e programas de saúde que garantam acesso, atendimento qualificado, tratamento ágil e adequado, tanto nos estabelecimentos exclusivos como credenciados pelo SUS.

Texto: Silvia Lago
Edição: Léa Aragón/CCom