Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cairoli e Detran-RS dialogam com Sistema Fecomércio-RS para melhorar serviços

Publicação:

Porto Alegre, RS, Brasil - 27-05-2015 - Café da manhã do governador em exercício, José Paulo Cairoli, com sindicatos ligados ao Detran/RS. FOTO: Daniela Barcellos
Café da Manhã com Sindicatos ligados ao Detran - Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini

Um agenda de cooperação para o aprimoramento dos serviços públicos prestados pelo Detran/RS foi estabelecida, nesta quarta-feira (27) em café da manhã entre o governador em exercício José Cairoli, o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, e sindicatos do Sistema Fecomércio/RS. A melhoria virá com a equalização dos procedimentos administrativos do Detran-RS em sintonia com os agentes do setor: Centros de Formação de Condutores, Centros de Remoção e Depósitos, Placas, Desmanches de Veículos, e Despachantes, entre outros. "Estamos avançando nesta relação que é cada vez mais fortalecida em benefício dos cidadãos. É dever e papel do Estado dialogar e buscar maior eficiência no atendimento dos cidadãos", afirmou Cairoli no encontro ocorrido na sede do Sistema Fecomércio-RS, em Porto Alegre. 

O universo atual de prestadores de serviços na área do trânsito envolve cerca de 20 mil agentes entre empresas e profissionais credenciados, terceirizados do Detran/RS, filiados à Fecomércio/RS, informou o vice-presidente do Sistema, Edson Cunha. O encontro, por isso, foi importante para a modernização dos serviços, acrescentou. Conforme o diretor–geral do Detran-RS a conversa foi técnica e avaliou a evolução possível, dentro de uma política pública feita com controle e transparência. "Há uma responsabilidade compartilhada entre todos os agentes", disse Szinvelski, regulamentada pelo Código Nacional de Trânsito, resoluções dos Conselhos Nacional e Estadual de Trânsito e normativas do Detran-RS.


Avanços

Vários avanços deverão ser implantados em breve, como resultado da harmonização entre os procedimentos do setor. O vice-presidente do Sistema Fecomércio/RS citou, por exemplo, a filmagem de exames e aulas, e o controle biométrico de todos os processos na área de formação de condutores. No desmonte veicular é prevista a implantação de empresas homologadas que venderão somente peças certificadas pelo Detran/RS, com origem das mesmas, adiantou Cunha. Szinvelski falou das negociações mantidas com a Procergs para melhorar a plataforma virtualizada do departamento. "Tudo está sendo feito com muito diálogo com os operadores dos serviços", garantiu.


Texto: Heron Vidal
Edição: Léa Aragón/CCom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul