Maria Helena Sartori fala sobre prevenção ao câncer de mama em Conferência Nacional de Primeiras-Damas

A primeira-dama e secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participa, nesta quarta-feira (27), da 6ª Conferência Nacional de Primeiras-Damas. O evento ocorre no Auditório Nereu Ramos da Câmara de Deputados, em Brasília.

Promovida pela Frente Parlamentar Mista de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, a conferência vai debater o que é preciso para ampliar a cura da doença no Brasil e quais as competências dos órgãos estaduais e municipais na promoção e no acesso a tratamentos humanizados.

A abertura do encontro vai contar com pronunciamento da deputada federal Carmen Zanotto, presidente da Frente Parlamentar Mista, e da mastologista gaúcha Maira Caleffi, presidente voluntária da Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

Maria Helena Sartori participa da mesa de abertura do encontro e, a partir das 14h, apresenta a sua experiência em ações em benefício da saúde da mama. A secretária vai falar sobre o Programa Vigimama, lançado em Caxias do Sul, em 2007, com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização mensal do autoexame e da mamografia anual.

Durante a conferência, os participantes ainda vão debater o acesso de pacientes do SUS ao tratamento adequado do câncer de mama avançado, as políticas públicas de promoção da saúde para prevenção de fatores de risco de câncer, e o câncer de colo de útero.

Texto: Sílvia Lago/Palácio Piratini

Edição: Rui Felten/CCom