Representantes do Executivo tomam posse no Conselho de Tráfego do Daer

Grupo elabora resoluções do tráfego intermunicipal de passageiros e das estações rodoviárias - Foto: Circe Precht/Daer

Os representantes do Poder Executivo tomaram posse nesta terça-feira (26) no Conselho de Tráfego do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Os sete titulares e seus respectivos suplentes foram nomeados pelo governador José Ivo Sartori.

O conselho, presidido pelo Diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann, tem a finalidade de apreciar, julgar e emitir resoluções referentes ao transporte intermunicipal de passageiros e aos serviços de estações rodoviárias, além de zelar pela observação da legislação que rege a matéria. Os encontros são semanais, com possibilidade de sessões extraordinárias.

O diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, abriu a cerimônia parabenizando os novos conselheiros e destacando a importância do grupo. Nuñez ressaltou que as decisões do Conselho de Tráfego ajudam no desenvolvimento do Estado e "refletem na sociedade a qualidade do transporte rodoviário em geral".

Hagemann afirmou a importância fundamental do Conselho de Tráfego para o sistema de transporte ao estabelecer os contrapontos entre a fiscalização do Daer e a prática das empresas de transporte, fretamento e transporte regular. "É um ponto de equilíbrio entre o que as resoluções determinam e o que é praticado lá fora e um espaço onde os usuários e as empresas trazem suas demandas e aperfeiçoam às próprias resoluções”, afirmou.

Além da bancada do governo, o Conselho de Tráfego já conta com representantes das seguintes entidades: Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do RS (Fetergs), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Intermunicipais, Interestaduais, Turismo e Fretamento do RS (Sindirodosul), Federação Riograndense de Associação Comunitárias dos Moradores de Bairro (Fracab) e do Sindicato de Agências e Estações Rodoviárias do Estado do Rio Grande do Sul (SAERRGS). O mandato de cada conselheiro tem duração de dois anos, sendo permitida a recondução.

Confira a nominata do Conselho de Tráfego do Daer:

Representantes do Poder Executivo

Saul Marques Sastre / suplente: Andrieli Cristina Etges