Feira em Ivoti expõe capacidade de organização da agricultura familiar

agricultura familiar
Expositores foram visitados pelo secretário Minetto e pelo prefeito Kney, com o deputado Carlos Gomes - Foto: Itamar Pelizzaro/SDR

A capacidade de produção e organização da agricultura familiar exposta na Feira do Mel, Rosca e Nata, em Ivoti, no Vale do Sinos, foi enaltecida pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, na abertura oficial do evento, na manhã de sábado (23). Montada no Núcleo de Casas Enxaimel da Feitoria Nova, a nona edição da festa conta com mais de 110 expositores de artesanato, flores, produtos coloniais e agroindustriais. A feira se realiza até o próximo fim de semana, com expectativa de vender 3 mil quilos de mel.

Ao discursar representando o governador José Ivo Sartori, o secretário Minetto elogiou a capacidade do município de estruturar o evento e dar oportunidade para os agricultores familiares venderem seus produtos de forma integrada, por meio da Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (Cooapi).  "O trabalho via cooperativas é importante para apoiar e motivar a produção, a industrialização e a comercialização dos produtos da agricultura familiar", disse Minetto. “Parabenizamos todos pela feira, por ser fruto da iniciativa da comunidade, do esforço coletivo e da integração de propósitos”, elogiou.

O prefeito de Ivoti, Arnaldo Kney, lembrou que a festa ocupa um núcleo de casas que abrigaram os primeiros imigrantes de Ivoti, que chegaram à região a partir de 1826. Kney lembrou que a prefeitura promoveu melhorias na área, com estacionamento e uma ponte pênsil para facilitar o acesso, cozinha industrial e a criação de um espaço para dar suporte a licenciamentos. "Uma feira como esta não existe se não houver espírito de união das pessoas e das entidades, com suporte da prefeitura", disse Kney. "Queremos que a economia de Ivoti e de toda a região se fortaleça, respeitando as atividades que já existem e buscando novos investimentos."

Também prestigiaram a abertura do evento prefeitos de Morro Reuter, Lindolfo Collor, Picada Café, Linha Nova, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, FDois Irmãos e Estância Velha, além de secretários, vereadores, o deputado federal Carlos Gomes, empresários e entidades.

Texto: Itamar Pelizzaro/SDR
Edição: Léa Aragón/CCom