Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cairoli anuncia conclusão da ERS-874 na abertura da safra da bergamota em São Sebastião do Caí

Publicação:

Festa da Bergamota
Produção de cítrus de São Sebastião do Caí é considerada uma das melhores dos últimos anos - Foto: Divulgação GVG

A pavimentação da ERS-874, trecho de 13,2 quilômetros, entre São José do Hortêncio e o entroncamento da ERS-122, em São Sebastião do Caí será retomada e concluída até o final do primeiro semestre. O anuncio foi feito pelo vice-governador José Paulo Cairoli, neste sábado (22), durante a Abertura Oficial da Safra da Bergamota 2016, no município de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí. Este foi o principal pedido feito pelos prefeitos dos dois municípios e lideranças empresariais. Após conversar por telefone com o secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, ele  trouxe a notícia aguardada por todos, desde o final dos anos 90, quando a obra iniciou. De lá para cá foram feitos somente 1,8 quilômetros. 

"A estrada é importante para escoar a produção de cítricus da região e a incluiremos nas prioridades do governo", afirmou Cairoli, sendo muito aplaudido. O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann disse acreditar que desta vez ocorra a obra. "Já participei de três autorizações de início de obra que ficaram somente no ato oficial. Neste governo eu acredito e espero que o governador e o vice-governador estejam aqui para a inauguração da obra tão sonhada pelos dois municípios", disse.


Bergamota e laranja 

A produção de cítrus de São Sebastião do Caí é considerada uma das melhores dos últimos anos. A estimativa é que a produção total fique em 14,1 milhões de quilos em uma área plantada de 750 hectares. Sendo que deste total, bergamota terá 8,1 milhões kg, numa área de 405 ha, laranja, 214 ha e 4,2 milhões kg, e limão, 86 ha e 1,7 milhões kg. 

A festa da colheita foi feita na propridade de Pedro Lotário Christ e teve a presença do prefeito de São José do Hortêncio, Leonardo Arnhold, do deputado estadual Tiago Simon, de produtores rurais, técnicos da Emater, executivos da Ecocitrus, secretários e lideranças políticas e empresariais de São Sebastião do caí.


Texto: Paulo Ricardo Fontoura/ GVG
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul