Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CEEE alerta para cuidados com linhas de transmissão em Seminário Nacional de Aviação Agrícola

Publicação:

Engenheiro Guilherme Rosa Balestrin participou do evento e ressaltou que a CEEE fornece todas as informações para maior segurança dos trabalhadores do setor
Engenheiro Guilherme Rosa Balestrin participou do evento e ressaltou que a CEEE fornece todas as informações para maior - Foto: Divulgação?

O engenheiro da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) Guilherme Rosa Balestrin foi um dos palestrantes do Seminário Nacional de Aviação Agrícola, que começou nesta sexta-feira (22), no Aeroporto Municipal Nero Moura, em Cachoeira do Sul. O assunto abordado é Linhas de Transmissão de Energia e Aviação Agrícola, cujo foco é a prevenção de acidentes envolvendo aeronaves de pulverização agrícola em linhas que compõem a Rede Básica de Transmissão da CEEE-GT, que tem tensões de operação em 23 mil volts. 

O seminário aborda temas como manutenção, proteção, aspectos operacionais e a aviação agrícola mundial. Nesta edição, a organização inseriu o assunto linhas de transmissão, com o objetivo de disponibilizar informações e conscientizar os pilotos quanto aos riscos nos voos e a necessidade de estar sempre atentos às sinalizações das linhas de transmissão para evitar qualquer tipo de contato.

Segundo Guilherme Balestrin, para a CEEE foi muito importante participar deste seminário, que contou com mais de 80 profissionais ligados à aviação agrícola. “A repercussão foi positiva porque a comunidade deste segmento está carente de informações sobre energia elétrica. Nos últimos anos, a quantidade pessoas que trabalham com aviação agrícola está crescendo muito, devido ao aumento dos investimentos no agronegócio”, analisou. Balestrin salienta que a CEEE está fornecendo informações para que os trabalhadores deste setor possam realizar as suas tarefas com segurança.

Nos últimos cinco meses, ocorreram dois acidentes fatais com aeronaves que se chocaram contra linhas de transmissão da companhia, no Rio Grande do Sul. Desde março, a empresa organizou uma ação junto às entidades que congregam o segmento da aviação agrícola gaúcha para prestar todos os esclarecimentos, mostrando traçados, configuração e formato das torres e linhas de transmissão. Além disso, a CEEE está preocupada em fornecer dados que possam contribuir para a segurança dos aviadores. A apresentação já foi realizada para integrantes do Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

Segurança é um dos valores do Grupo CEEE e, preocupada com o tema, a área de Transmissão desenvolve, desde 2008, o projeto “Deixe essa energia passar – A CEEE só leva coisas boas para você”. O objetivo é conscientizar e esclarecer os diversos públicos, a partir de palestras em escolas, entidades da aviação civil e áreas próximas aos trajetos das linhas de transmissão sobre os perigos de se utilizar esses espaços e a necessidade de se orientar as o maior número possível de pessoas sobre isso.

Texto: Rita Oliveira/CEEE
Edição: Cristina Lac/CCom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul