Secretários de Educação e de Obras visitam escola em Cachoeira do Sul

Vieira da Cunha em Cachoeira do Sul
Escola no distrito de Piquiri precisa de adequações técnicas para entrar em funcionamento - Foto: Evandro Oliveira/Seduc

Os secretários da Educação, Vieira da Cunha, e de Obras, Habitação e Saneamento, Gerson Burmann, estiveram em Cachoeira do Sul nesta sexta-feira (22). Os dois visitaram uma escola na localidade do Piquiri, que necessita de adequações técnicas para entrar em funcionamento.

"Quem vê por fora pode pensar que o prédio pode ser utilizado, mas não é tão simples. Para que a obra seja recebida, há um detalhamento técnico que precisa ser seguido. Falta uma série de coisas que deveriam ter sido feitas, como é o caso da cozinha, do refeitório e da acessibilidade, que são pré-requisitos", explica Vieira.

De acordo com Burmann, a Secretaria de Obras deve finalizar em 30 dias o orçamento de todas as intervenções necessárias. Isso permitirá que o processo licitatório seja realizado. A canalização de um córrego que cruza o pátio da escola será feita pela prefeitura. A confirmação foi dada pelo prefeito Luís Neiron Viegas durante reunião no Pavilhão Comunitário da localidade, proposta pelos vereadores Paulão Trevisan e Vinícius Corneli.

"Nosso compromisso é fazer com que a escola esteja funcionando no próximo ano letivo", assegurou Vieira, frisando, também, que a abertura do educandário depende de parecer do Conselho Estadual de Educação (CEED). O roteiro prosseguiu com visita à Escola Indígena Tape Miri, na Aldeia Guarani Araxaty. A instituição abriga dez estudantes do 1º ao 4º ano.

No início da tarde, Vieira participou da comemoração dos 50 anos da 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Ao lado da coordenadora, Julieta Prestes, e do coordenador adjunto, João Carlos Lisboa, Vieira descerrou a placa alusiva ao aniversário da CRE. Em seu discurso, fez um balanço das ações realizadas até o momento, como a liberação de quase R$ 80 milhões para reparos emergenciais, obras de reforma e ampliação em escolas da rede estadual. A solenidade contou com apresentação da Banda dos Tigres, de Arroio do Tigre.

Durante a tarde, foram visitadas outras três escolas: CIEP Virgilino Jayme Zinn, Angelina Salzano Vieira da Cunha e Liberato Salzano Vieira da Cunha. O diretor adjunto do Departamento Administrativo da Secretaria da Educação, Solon Beresford, esteve com Vieira durante o roteiro.

Texto: Roberto Witter/Ascom-Seduc

Edição: Rui Felten/CCom